Transformação digital tem mudado a forma de vender calçado

10.02.2021 - Michel Pozzebon / Jornal Exclusivo

Foto: Arquivo/GES
Marcas vem estruturando e implementando ferramentas de social commerce
Na última década foi possível perceber a evolução tecnológica, e com uma rapidez jamais vista em qualquer momento da história. Essa evolução meteórica faz parte da chamada transformação digital, que aconteceu em todas as áreas e setores da economia, como a indústria calçadita, por exemplo. Com a pandemia da Covid-19, esse processo acelerou ainda mais e tem mudado a forma de vender calçado.

“Depois de 2020, as marcas não conseguirão sobreviver se não estiverem on-line para contato. Se o consumidor precisar, ele deve conseguir contatar a empresa de qualquer maneira, seja de formas simples como por e-mail ou WhatsApp. Mas a presença on-line é essencial", afirma Tiago Cardoso, diretor geral para a América Latina da Criteo, empresa global de tecnologia. Segundo Cardoso, não é necessário que as empresas vendam por meio de um site tradicional. "Mas, podem explorar outras formas como o social commerce (e-commerce que envolve o uso de redes sociais, que permite a interação social), por exemplo", observa.

No começo de 2019, com o lançamento da loja virtual, a marca de calçados Usaflex (Igrejinha/RS) visualizou o potencial do canal on-line em seus negócios, não só no digital mas também para os lojistas franqueados e multimarcas. "Para iniciar uma transformação digital foi necessário mudar o mindset da empresa inteira, com foco em soluções rápidas para todos os nossos clientes sendo internos ou externos. Estamos tratando o tema como uma jornada, absorvendo e replicando melhores práticas já consolidadas no mercado e direcionando esforços de acordo com as necessidades do negócio", salienta a gerente de novos negócios da companhia, Débora Machado Pazzim.

Antecipação das tendências de mercado

Foto: Divulgação
Gislaine Schmitz e Débora Machado Pazzim
Dentro de sua transformação digital, a Usaflex tem desenvolvido projetos estruturantes com foco em simplificar tarefas do dia a dia e facilitar o acesso aos dados, o que permite a companhia antecipar tendências de mercado. Além disso, a plataforma de e-commerce da marca permitiu alavancar as vendas do seu canal on-line durante a pandemia, trazendo novos consumidores para a etiqueta. A calçadista ofereceu aos seus lojistas franqueados a opção de venda pelo WhatsApp e está em processo de implantação de estratégias omnichannel como clica e retira, ship from store, prateleira infinita e outlet on-line, que serão disponibilizadas para toda a rede ainda no primeiro semestre de 2021.

De 2019 para 2020 o faturamento on-line da Usaflex teve um aumento de 300%, Com os projetos de transformação digital em andamento, a expectativa da empresa é que até 2025 os canais digitais rerpesentem entre 15% e 20% do faturamento.

"Nosso e-commerce tem sido aprimorado dia após dia não só com ações comerciais mas também com ações de reconhecimento da marca, focando em experiência do cliente. Iniciamos em 2019 com um parceiro full-commerce, responsável por toda a gestão e operação da loja on-line e hoje estamos iniciando a estruturação da internalização dessa operação, que deverá ser finalizada em 2022", destaca a coordenadora comercial webcommerce da Usaflex, Gislaine Schmitz.

Consolidação das competências dos canais digitais

Desde 2017, a Calçados Bibi (Parobé/RS) vem desenvolvendo ações com foco no cliente e na digitalização do varejo. Com a chegada da pandemia de Covid-19 no Brasil, a rede de lojas da marca acelerou os projetos de transformação digital. A meta é consolidar as competências dos canais digitais das franquias utilizando as ferramentas disponíveis. De janeiro a julho de 2020, o crescimento dos canais digitais foi de 238%. Com isso, a marca conseguiu dobrar as vendas efetuadas nestes canais, na comparação com o mesmo período de 2019. A partir deste resultado, a etiqueta desenvolveu o Campanhas Prisma, aplicativo para franqueados e colaboradores da rede, que otimiza os contatos da loja Bibi com os clientes cadastrados, via WhatsApp. Na plataforma estão ativas campanhas de relacionamento, que são enviadas à base de dados de cada vendedor. A ferramenta ainda identifica alguns padrões para que haja um contato ativo por parte das equipes.

"Com a integração da base de clientes ao aplicativo, o atendimento ficou mais ágil e assertivo. Essa é uma forma de aproveitar o tempo ocioso para contatar consumidores, realizar o pós-venda e outras ações que contribuem com a fidelização dos clientes. É uma oportunidade de buscarmos o consumidor fora da loja de uma maneira diferenciada", sustenta a presidente da Calçados Bibi, Andrea Kohlrausch.

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