Adidas utilizará em seus produtos mais de 60% de materiais sustentáveis

18.01.2021 - Redação Jornal Exclusivo

Foto: Adidas/Divulgação
Até 2024, a marca esportiva planeja usar somente poliéster reciclado
De plástico retirado do mar e reciclado a material à base de cogumelos, as matérias-primas sustentáveis representarão mais de 60% dos insumos usados na fabricação dos produtos da Adidas neste ano.

A partir de 2024, a marca esportiva alemã planeja utilizar somente poliéster reciclado. Como parte deste esforço, a companhia intensificará ainda mais o uso de plástico reciclado retirado dos oceanos por meio de sua parceria com a Parley For The Oceans – organização global que atua na preservação dos oceanos. Em 2020, cinco após o começo da parceria, a brand germânica produziu 15 milhões de pares de calçados com resíduos retirados do mar. Neste ano, a perspectiva é elevar esse total para 17 milhões de pares.

No ano passado, o emprego do poliéster reciclado levou a empresa a lançar dois novos materiais reciclados: Primeblue e Primegreen. As tecnologias estão presentes em lançamentos de produtos apresentados ao longo de 2020, como máscaras faciais, roupas esportivas e relançamentos "veganos" de alguns de modelos clássicos de sneaker como Superstar, Stan Smith e Continental 80.

Calçado 100% reciclado

A Adidas também tem trabalhado para criar um calçado totalmente reciclável. Em outubro do ano passado, a marca sorteou 1,5 mil pares do seu modelo Ultraboost. Feito inteiramente de um único material, da sola aos atacadores, o calçado pode ser triturado em pedaços no final de seu ciclo de vida e reutilizado. A empresa agora planeja lançar o sucessor do tênis de corrida em maior volume.

Algodão sustentável

Embora a Adidas use exclusivamente algodão sustentável desde 2018, a empresa informa que está envolvida no desenvolvimento de materiais reciclados. Em associação com a startup finlandesa Infinite Fiber, a marca está desenvolvendo um processo para transformar roupas usadas em um material semelhante ao algodão.

Além disso, a Adidas está trabalhando com seus parceiros para desenvolver um material puramente biológico feito de micélio, a parte vegetativa de um fungo, com planos de usá-lo este ano, pela primeira vez, em calçados.

Pegada de carbono

Tendo reduzido a pegada de carbono geral de todas as unidades da empresa em mais de 50% desde 2015, a Adidas está trabalhando com seus fornecedores para implementar medidas de proteção ambiental e climática nas unidades de parceiros da cadeia de suprimentos. Vários projetos com fornecedores visam reduzir as emissões de carbono e o consumo de água, além de preservar o meio ambiente. O objetivo da brand é atingir a neutralidade climática até 2050 globalmente e em todos os fornecedores.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.