Desempenho da indústria gaúcha tem sexta alta consecutiva

14.12.2020 - Redação Jornal Exclusivo

O Índice de Desempenho Industrial (IDI), divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), nesta segunda-feira, 14 de dezembro, desacelerou em outubro. Mesmo assim, registrou o sexto crescimento consecutivo: 1% em relação a setembro, feito o ajuste sazonal. Foi a menor taxa desse período, que acumula alta de 31,2%, perdendo força no intenso ritmo de expansão que seguiu à fase mais aguda da crise. O resultado revela que a atividade industrial do RS praticamente recupera o nível de fevereiro, antes da pandemia, faltando somente 0,4%.

“Há uma acomodação natural do nível de atividade em outubro, na medida em que a base de comparação, após cinco meses de alta intensa, se aproxima do nível anterior ao da pandemia e os efeitos da normalização das atividades econômicas se dissipam”, diz o presidente da Fiergs, Gilberto Porcello Petry, ressaltando também os impactos da falta e da forte elevação dos insumos e matérias-primas e da redução do auxílio emergencial.

Porém, segundo o presidente da Fiergs, os juros baixos, o aumento do emprego, a elevada confiança empresarial e os baixos níveis de estoques são principais fatores que sustentam a perspectiva de manutenção do processo de recuperação. Mas existem obstáculos, como os patamares ainda elevados de desemprego e de incerteza, principalmente, sobre o auxílio emergencial, a evolução da pandemia e as condições fiscais do país. Para a indústria, há preocupação ainda com a escassez dos insumos e das matérias-primas, que deve se estender ao primeiro semestre de 2021.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.