Outubro é o quarto mês consecutivo com geração de emprego na indústria

01.12.2020 - Nicolle Frapiccini/Jornal NH

As calçadistas dos vales do Rio dos Sinos e Paranhana, além da Encosta da Serra, continuam puxando a criação de postos de trabalho na indústria gaúcha. O mês de outubro foi o quarto consecutivo com geração de emprego formal nas fábricas de calçados destas regiões.

Dados elaborados pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) a partir das informações do novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) apontam para um saldo positivo de 1.769, ou seja, no décimo mês de 2020 as empresas da região tiveram mais contratações que demissões. E esse desempenho auxiliou no saldo positivo do setor no Rio Grande do Sul: 2.107.

E a importância dessa retomada dos polos produtivos das regiões dos vales do Rio dos Sinos e Paranhana em solo gaúcho é destacada pelo presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira. "Existe um processo de recuperação da indústria de calçados que tem reflexo no mercado de trabalho. E por essas regiões terem os maiores polos produtivos, o reflexo é bastante importante", comenta, ao dizer que algumas declarações tem acendido a luz amarela no setor.

Com as recentes declarações de autoridades sobre a pandemia, que vão no sentido de fechar novamente o comércio, Ferreira frisa a preocupação de que isso possa representar um balde de água fria na recuperação trilhada até agora. "A vacina e a conscientização das pessoas enxergamos como as únicas formas para não corrermos o risco de fechar novamente o comércio" afirma o presidente-executivo.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.