Setor de componentes conta com assessoria para a criação de materiais inovadores

27.11.2020 - Redação Jornal Exclusivo

Foto: Assintecal/Divulgação
Conexão Inspiramais oferece apoio para o desenvolvimento de componentes
Há 15 anos, a Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) oferece aos seus associados o Conexão Inspiramais, projeto que auxilia empresas a criarem e desenvolverem materiais inovadores. A iniciativa faz parte do escopo do Inspiramais – programa de design, inovação e sustentabilidade de materiais para a moda mundial.

Walter Rodrigues, coordenador do Núcleo de Design do Inspiramais, explica que o Conexão Inspiramais começa com a formatação de uma pesquisa de comportamento elaborada por dez designers. O material traz um conceito e diversos elementos culturais locais e globais, que são apresentados detalhadamente pelos consultores do núcleo em cada empresa.

Para o designer, essa decodificação torna o conteúdo mais prático e assimilável, além de garantir mais segurança no processo de produção. Os materiais são desenvolvidos em alinhamento com a proposta para a temporada. “Design é processo. Tem o começo, que é a pesquisa, o meio, que é a produção, e o final, que é a exposição”, destaca Walter.

Resultado prático

Na dinâmica do Conexão Inspiramais, a proximidade do consultor com as empresas facilita o processo criativo, que é pensado para cada tipo de produto, direcionado para o cliente de cada empresa, trazendo assertividade. “Cria uma coesão de pensamento, uma linguagem a partir da identidade de cada um, e isso é muito interessante”, avalia o coordenador.

A empresa define quantos projetos quer fazer e desenvolve os materiais, que passam por curadoria. O núcleo avalia e indica possíveis necessidades de aprimoramento, na busca pelo melhor resultado. “Os consultores são como uma bússola. Em sinergia com as empresas, percebem as necessidades e atuam, dando grande segurança”, ressalta.

O grande desafio do Conexão Inspiramais nesta temporada é recriar a experiência do evento presencial para o digital. O processo cognitivo, no qual os materiais eram tocados e percebidos detalhadamente com outros sentidos, ocorrerá agora por meio de fotos e vídeos, que precisam demonstrar a qualidade e a inovação. “O Inspiramais tem essa potência porque não estabelece apenas a linguagem de moda, mas também o negócio”, finaliza.

Edição digital

Vem da mudança abrupta do cotidiano, causada pela pandemia, a origem da temática da próxima edição do Inspiramais, que segue em formato digital nos dias 26 e 27 de janeiro de 2021, por meio de plataforma virtual própria. Com o tema Antídoto, o programa de design e inovação de materiais apresenta referências para a temporada 2022_I.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.