Com um aumento de 12% no e-commerce puxado pelos consumidores que realizaram sua primeira compra on-line desde o começo da pandemia, alguns segmentos experimentaram um crescimento massivo, segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) e E-Commerce Brasil.
Com as lojas físicas fechadas e as pessoas precisando manter o distanciamento social a todo custo, as compras nas lojas virtuais e marketplaces subiram consideravelmente. Porém, engana-se quem acredita que o crescimento do e-commerce aconteceu apenas por causa da pandemia. Antes mesmo de seu início, em 2018, o e-commerce cresceu 12% e faturou R$ 53,2 bilhões segundo a Ebit/Nielsen. Já em 2019, o crescimento foi de 22,7%, em relação a 2018, com faturamento de R$ 75,1 bilhões segundo o relatório NeoTrust 2ª edição.
Adesão aos marketplaces
Somente no primeiro semestre de 2019 os marketplaces cresceram 13%, enquanto o e-commerce, de modo geral cresceu 12%. Já o faturamento, por sua vez, foi de R$ 17, 6 bilhões, enquanto o e-commerce faturou R$ 26, 4 bilhões, segundo a E-Commerce Brasil.
Ainda segundo a E-Commerce, 95% das pessoas que compram on-line, compram com frequência em markertplaces.