Número de empresas abertas em 2020 cresce 8%

17.07.2020 - Redação Jornal Exclusivo

Somente no primeiro semestre deste ano foram abertas mais de 1,5 milhão de novas empresas, segundo dados do Empresômetro, empresa especialista em inteligência de negócios. No mês de junho foram abertas mais de 262 mil empresas, número considerado 18% maior do que o mesmo período do ano passado, e 51% maior do que 2018, em que foram abertas pouco mais de 174 mil empresas.

O Estado de São Paulo, sendo o maior polo econômico do País, concentra a maior parte das empresas abertas. Em 2020, até 30 de junho, foram mais de 431 mil novos negócios formalizados. Em comparação aos anos anteriores houve um crescimento de 1% em 2019, e 34% em 2018.

As atividades mais procuradas em junho de 2020 foram o comércio varejista de roupas e acessórios, com mais de 15 mil novas empresas, seguido de promoção de vendas com mais de 12 mil, e fornecimento de alimentos em domicílio, com mais de 10 mil novas unidades. 

Além da pandemia, o crescimento do número de empresas se dá pela necessidade de gerar renda, devido ao alto índice de desemprego. “Vemos isso pela natureza jurídica dessas empresas que estão abrindo, quase todas elas são microempreendedores individuais, quase 99%”, explica o CEO do Empresômetro, Otávio Amaral.

Segundo ele, a adaptabilidade do brasileiro frente às adversidades fica clara na análise dos dados. "E é justamente isso que o empreendedor precisa ter. Aqueles que não buscarem atender às novas necessidades da população, por consequência, irão fechar suas portas” conclui.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.