Calçadistas se organizam para Micam Milano, confirmada para setembro

14.07.2020 - Nicolle Frapiccini

Foto: Micam/Divulgação
O novo cenário desenhado pela pandemia com o fechamento e as restrições determinadas por diversos países em suas fronteiras tem feito com que empresas se adaptem a esse novo momento para que consigam seguir com seus negócios no exterior. Desde março, o calendário de eventos de negócios internacionais está sendo impactado pelo novo coronavírus.

Algumas feiras, por exemplo, foram canceladas, outras adiadas no primeiro semestre do ano. Entretanto, assim como já existe uma retomada das atividades nos países que já passaram pelo "platô" e controlaram o novo vírus, esses encontros também estão, aos poucos, voltando ao calendário. E a Micam Milano, uma das mais importantes feiras do setor calçadista mundial, é um dos eventos que está confirmado. A edição de setembro da mostra ocorrerá entre os dias 20 e 23 na Fiera Milano Rho, em Milão, na Itália, e terá a participação de fabricantes verde-amarelos.

Desde junho, o Brazilian Footwear, programa de incentivo às exportações desenvolvido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), está com inscrições abertas. E até agora mais de 60% dos calçadistas que participam do programa vão retornar na edição de setembro, revela a coordenadora de Promoção Comercial da Abicalçados, Letícia Sperb Masselli.

Segurança na inscrição

Em virtude do novo cenário, a promotora está mais flexível a itens no contrato. "Eles adicionaram cláusulas de cancelamento caso os brasileiros sejam impossibilitados de entrar na Itália ou exigida a quarentena de 14 dias. O que dá mais segurança para a inscrição", comenta Letícia. Além disso, o preço do metro quadrado também está menor. "O Brazilian Footwear está fazendo um esforço grande. Aumentamos o subsídio para 50% na metragem utilizada e vamos apoiar a montagem padrão nos estandes."

Importante para os negócios
E uma das marcas confirmadas para a edição de setembro é a Jorge Bischoff. O CEO do Bischoff Group, Jorge Bischoff, frisa que a Micam é muito importante para os negócios. "Tomamos a decisão de participar porque acreditamos na retomada. Sabemos que nem todos os clientes devem ir. E, caso não possamos entrar na Itália, vamos ter algum agente representando a marca", pontua, ao projetar uma diminuição de 50% nos custos.

Empresas contatam representantes
Com inscrições feitas e documentos enviados, algumas calçadistas brasileiras, inclusive, já emitiram passagens aéreas para a feira. "Apesar das restrições existentes hoje para a entrada de brasileiros na Europa e, principalmente, na Itália, as empresas estão otimistas que essa situação seja revertida até setembro. Além disso, muitas já se movimentam e estão em contato com representantes europeus como uma segurança para garantir a participação", destaca a coordenadora de Promoção Comercial da Abicalçados.

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