Marketing digital cresce diante da pandemia

07.07.2020 - Redação Jornal Exclusivo

A pandemia de Covid-19 se espalhou pelo mundo e mostrou que, além de não estarmos preparados para lidar com uma enfermidade desse grau, as empresas também precisaram rever seus processos. "As lojas on-line são o exemplo mais forte disso. Se antes era necessário estar no mundo virtual, hoje é um requisito básico para sobreviver ao mercado e à concorrência", afirma o CEO da Clikss Brasil (Curitiba/PR), Cleverson Andrade.

Com mais de 15 anos de experiência no mundo virtual, Andrade já viu empresas nascerem e morrerem pelo mesmo motivo: presença indevida na Internet, falta da força de venda on-line e ausência no vasto mundo digital.

"Por desconhecimento e, muitas vezes, por irem muito afoitos ao marketing digital, as empresas acabam pecando e perdendo negócios. Por isso, destacamos sempre a necessidade de uma estratégia de marketing digital desenvolvida por um profissional da área para que o investimento não seja frustrado e tenha retorno em um tempo programado, pois nada acontece do dia para a noite", afirma Andrade.

Admirável mundo novo

A pandemia desenhou um novo cenário para diversas empresas. O comércio virtual se consolidou e as marcas buscaram uma nova maneira de se conectar ao seu público. "Quem não estava presente na Internet, se viu obrigado não só a ter um site, como também uma loja virtual. Sem dúvida nenhuma, podemos dizer que 2020 ficará marcado como o ano do e-commerce. Foi uma aceleração de um movimento já esperado", relata Andrade.

De maneira irreversível, o consumo pela Internet, seja em lojas virtuais, sites ou aplicativos, se intensificou, reforçando o comércio eletrônico e os serviços digitais, uma nova experiência de venda. A população também foi forçada a experimentar novos hábitos, uma vez que o distanciamento social e o isolamento fazem parte das recomendações a fim de coibir a propagação do novo coronavírus.

De acordo com uma análise da ACI Worldwide (São Paulo/SP), empresa especializada em sistemas de pagamentos eletrônicos, em abril desse ano o setor varejista mundial teve um aumento de 209% em seu e-commerce em comparação ao mesmo período do ano passado. No Brasil, o aumento foi de 81% no faturamento de R$ 9,4 bilhões, segundo dados da Compre&Confie.

"Tivemos um aumento considerável no número de empresas que nos procuraram para abrir as suas lojas virtuais. Muitas delas, inclusive, venderam mais do que o esperado e, dessa forma, conseguimos resgatar a confiança do empreendedor no seu próprio negócio, pois para a loja virtual, não existem portas fechadas e não há distanciamento, uma vez que as operações acontecem de forma on-line", destaca.

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