Setor calçadista europeu tem retomada gradual das atividades

27.05.2020 - Redação Jornal Exclusivo

Com diferentes estágios de enfrentamento da Covid-19, os países europeus começam a trabalhar com projetos de reabertura da indústria e comércio, incluindo as voltadas para o setor calçadista. Confira como está a situação em alguns destes países.

Itália

Um dos países mais atingidos pela pandemia do novo coronavírus na Europa, a Itália passou por semanas trágicas, chegando a liderar o número de casos confirmados da doença no continente. Após o bloqueio total da cadeia calçadista, o país entrou na fase dois de reabertura na semana passada, que possibilita a abertura de lojas de varejo. Contudo, a retomada não é obrigatória, e aproximadamente 30% dos lojistas não abriram as portas, pois preferiram esperar e ver como a situação irá de desenvolver.

Uma pesquisa realizada pela Associação Italiana de Calçados (Assocalzaturifici) mostrou que as empresas sofreram perdas significativas no primeiro trimestre do ano (link matéria). “Mesmo que elas tenham parado, todas as empresas querem poder começar de novo exatamente na mesma velocidade. Não é de surpreender que uma pesquisa realizada pela International Footwear Fair Micam, sobre as necessidades do setor neste momento difícil, mostrou que um grande número de empresas (75% das pesquisadas) considera esse evento imperdível ”, concluiu Tommaso Cancellara, gerente geral da Assocalzaturifici.

Espanha

A Espanha possui um Conselho de Ministros, recém-aprovado, que desenvolveu um plano de redução de escala, que estabelece "transição gradual, assimétrica e adaptativa, de maneira coordenada com as regiões", conta a Federação das Indústrias Espanholas de Calçados (FICE).

Essa medida consiste em um plano dividido em 4 fases, que vai desde a abertura mediante agendamento prévio (fase 0) até a abertura de estabelecimentos de rua e de shopping centers com ocupação de 50%, mantendo distância de 2 metros, juntamente com as diretrizes de segurança padrão (fase III). Atualmente, nenhuma cidade se encontra mais na fase 0, estando divididas entre fase I E fase II, dependendo da região onde se encontram.

O Ministério da Saúde, em conjunto com o Ministério da Indústria, Comércio e Turismo, publicou um "protocolo e guia de boas práticas voltadas à atividade comercial", onde constam medidas de proteção a serem tomadas na reabertura do comércio. Entre as recomendação para calçados, recomenda-se a utilização de meias ou sacolas plásticas descartáveis para experimentar os produtos, e os sapatos experimentados e não comprados devem ser limpos.

Alemanha

Pequenas lojas na Alemanha estão abertas desde o final de abril, seguindo as normas de funcionamento determinadas pelos Estados, como o uso de máscaras. Contudo, as regras de distanciamento social no país devem seguir até o final de junh. No país, a Associação Federal da Indústria Alemã de Calçados e Artigos de Couro (HDS/L, na sigla

em alemão) e os grupos Sabu e ANWR, emitiram uma declaração conjunta recomendando a prorrogação da temporada primavera-verão 2020 no setor. Caso aprovada, a decisão irá alterar as datas de lançamentos em um mês para a temporada atual e também para as próximas.

França

O varejo, incluindo as lojas de calçados, recebeu a luz verde para abrir a partir do dia 11 de maio. As medidas de precaução a serem adotadas podem ser diferentes de uma loja para outra, mas abrangem principalmente o número limitado de consumidores dentro da loja, distanciamento social na fila, disponibilidade de gel hidroalcoólico na entrada das lojas e uso de máscaras pelos funcionários. Além disso, algumas lojas implementaram medidas adicionais, como o prolongamento do horário de funcionamento, a possibilidade de agendar atendimento e o desenvolvimento de opções de retirada. Os shopping centers, que incluem as lojas de departamento, permanecem fechados.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.