Senai de São Leopoldo/RS doa 800 protetores faciais a profissionais da saúde

06.05.2020 - Redação Jornal Exclusivo

Foto: Divulgação
800 protetores faciais foram doados a profissionais da saúde
Uma ação conjunta entre o Instituto Senai de Inovação em Metalmecânica, de São Leopoldo/RS, e empresas da região do Vale do Sinos possibilitou a doação de protetores faciais (face shields) a órgãos públicos, hospitais e parceiros da comunidade. Com a falta de equipamentos individuais de proteção, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) trabalhou em algumas frentes a fim de contribuir no combate ao novo coronavírus (Covid-19) e seus efeitos econômicos e sociais. Uma delas foi a produção e doação de cerca de 800 face shields para hospitais, órgãos públicos e outros parceiros.

O diferencial foi o desenvolvimento de um protótipo que pudesse ser fabricado rapidamente, levando em consideração segurança e conforto do usuário, sem a necessidade de construção de moldes e outros dispositivos. A equipe do instituto projetou um protetor totalmente cortado a laser, a partir de materiais simples e leves. O projeto pode ser executado por qualquer empresa que tenha corte a laser, sem a necessidade de investimentos em ferramentas e a partir de materiais simples, encontrados em comércios locais. “Utilizado em linhas de frente e triagem para combate à Covid-19, o protetor facial desenvolvido pelo instituto é leve e confortável, podendo ser usado por horas sem que haja desconforto ou atrapalhe o movimento durante o uso”, explica o engenheiro do instituto, Fernando Pereira, responsável pelo projeto. O protetor pode ser higienizado com álcool em gel ou similar e foi desenvolvido para atender às regras da Anvisa.

Considerado um dos acessórios mais importantes para evitar o contágio por Covid-19, o protetor facial cria uma barreira física importante para que gotículas infectadas dispersas no ar não entrem em contato com o rosto de quem está trabalhando em profissões de risco, normalmente muito próximas ou em contato físico direto com o paciente infectado.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.