Top Shoes Brasil conecta empresas e surpreende com formato inovador

09.03.2020 - Michel Pozzebon / Jornal Exclusivo

Foto: fotos: Divulgação
Plataforma de cocriação conecta fornecedores para pensar produtos sofisticados e tecnológicos
Com a velocidade em que o mercado pede novas coleções, cada vez fica mais difícil de se pensar inovação dentro das indústrias. E com esse intuito, a Top Shoes Brasil (Campo Bom/RS), oferece, juntamente com diversos parceiros estratégicos e altamente tecnológicos, soluções inteligentes e disruptivas voltadas à tecnologia e ao design como a plataforma de cocriação intitulada “Lets Co” (Vamos Cocriar, em tradução livre).

“Entre as soluções oferecidas a partir deste formato está o knit, malha que une técnicas de tricô a sistemas inteligentes. Viabilizamos essa tecnologia, que revolucionou o mercado, a partir da Fiber, empresa que integra a Top Shoes Brasil Group. Este é um exemplo de cocriação que fez muito sucesso e, por isso, decidimos nos unir a outros fornecedores, formando uma cadeia de materiais completa, com o objetivo de desenvolver produtos tecnológicos em cada uma das pontas”, explica o diretor da Top Shoes Brasil, Gustavo Dal Pizzol.

Para além do universo já reestruturado de componentes e insumos, a companhia também vislumbra um apanhado de soluções inovadoras e sustentáveis, de tecnologias cocriativas – cocriação entre a base da matéria-prima, conectando as indústrias parceiras da iniciativa. “Além de desenvolver a matéria-prima, trazemos ela em forma de produto pronto. Isso faz parte deste movimento, que acredito ser o futuro da indústria, que é o trabalho de cocriação entre as empresas, conectando o processo e a cadeia de fornecedores para pensar artigos mais sofisticados e tecnológicos”, acrescenta Dal Pizzol.

O projeto conecta tecnologia com sustentabilidade. “Desenvolvemos produtos sustentáveis com a mesma tecnologia e qualidade do produto original. Ou seja, reciclamos o resíduo da indústria têxtil – ou até mesmo recuperamos um calçado de uso retirando e reciclando a matéria-prima dele e a transformando em um fio com tecnologia –, com qualidade para que dele seja feito o mesmo material de alto valor utilizado na formulação original, trazendo na essência a economia circular”, pontua o criativo.

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Gustavo Dal Pizzol
Soluções prontas

Propor soluções prontas para a indústria calçadista é o que tem balizado a iniciativa cocriativa. O projeto, que está inserido dentro de uma oportunidade de desenvolver e aprimorar o mercado, traz ações para viabilizar a inovação e a sustentabilidade de forma prática e executável para a indústria calçadista diante do cenário de velocidade e agilidade imposto pelo fast-fashion. “Não tem como criar moda rápida sem que o parceiro da marca traga soluções novas, prontas e pensadas. Nós enxergamos e entregamos o produto pronto para os nossos clientes, para dar velocidade a eles. Porque mandarmos um monte de insumos, até ele pensar, desenhar, fazer o protótipo, isso reduz muito a velocidade de lançamento da coleção. Temos que ser uma fonte criativa de soluções pensadas para alimentar as marcas”, analisa Dal Pizzol.

Branding

Dentro do projeto de cocriação, a companhia iniciou uma parceria estratégica com a agência SPR (Novo Hamburgo/RS) para desenvolver seu plano de branding. “Não queremos que nossos clientes tenham que se preocupar em buscar informação. Isso vai vir pronto para ele, organizado e estruturado. E mais: nós estamos preparando materiais de Marketing para ele utilizar isso e informar para o consumidor final. Então, essa rastreabilidade, a comunicação, os processos, como é feito, tudo isso, vai ser preparado, para que o cliente tenha, além do produto, a informação pronta, para ele replicar e utilizar isso como um diferencial competitivo para a sua marca, agregando valor às coleções”, explica o criativo.

Rastreabilidade

A preocupação com a origem da matéria-prima é ponto chave para a Top Shoes. Inclusive, neste ano,
100% dos fios adquiridos serão reciclados de PET, com opção de poliamida biodegradável. A partir
disso, a empresa trabalha a rastreabilidade da matéria-prima, em que todos os fornecedores passam
por um rigoroso processo de validação para avaliar se o fio comprado é de origem sustentável, se o
tingimento empregado não gera impacto para o meio ambiente, se são utilizadas energias alternativas
na produção e se os processos internos estão adequados aos conceitos de economia circular.

Coacriação

Entre as parcerias estabelecidas no projeto de cocriação, a Top Shoes Brasil se uniu à Pettenati
(Caxias do Sul/RS), gigante mundial do setor têxtil e considerada a mais moderna tecelagem das Américas. A primeira coleção conjunta entre as duas companhias será apresentada na 44ª Fimec – Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes, em Novo Hamburgo/RS. “A parceria soma mais de cinco décadas de experiência da Pettenati e toda a sua estrutura e tecnologia com a jovialidade de inovação. Estamos em sintonia, pois ambas as empresas se propõem a oxigenar os setores nos quais estão inseridas, de repensarprocessos, de trazer soluções e de sair da mesmice”, aponta Dal Pizzol, acrescentando a complementariedade da aliança. “A Pettenati é especializada em malharia circular, enquanto que a Top Shoes Brasil tem expertise na malharia retilínea. Entendo que por conta destes processos produtivos, as empresas não são concorrentes e sim, complementares”, sustenta. O gestor enxergou na companhia parceira uma oportunidade a partir do knit. “Avalio que a Pettenati consegue produzir muita qualidade dentro
do knit plano.”

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