De bicicleta, Matheus vai em busca do sonho profissional

27.01.2020 - Luana Rodrigues/Redação Jornal Exclusivo

Foto: Luana Rodrigues
Matheus exibe o calçado que criou durante o curso de sapateiro
Durante cinco meses, três vezes por semana, Matheus Silveira percorreu de bicicleta o trajeto entre Igrejinha/RS e Três Coroas/RS em busca de um sonho. Somados, foram cerca de 900 quilômetros até a conclusão de mais um curso de qualificação, o 16º na lista do jovem de apenas 20 anos. Na semana passada, ele recebeu com orgulho (e homenagem) o diploma na Escola de Sapateiros, uma iniciativa do Sindicato da Indústria de Calçados, Componentes para Calçados de Três Coroas (SICTC) e entidades parceiras.

Após encerrar o curso de sapateiro, Matheus se prepara para, em março, iniciar o de modelagem. “Teve dias em que cheguei todo molhado, peguei bastante chuva, mas mesmo assim consegui ir até o final. Daqui alguns meses já estarei de volta para mais um curso. Não tenho nem palavras para dizer o quanto essa oportunidade é importante e faz a diferença no meu trabalho.”

Enquanto conversava com a reportagem do Jornal Exclusivo, ele exibia feliz a sandália vermelha que produziu. Matheus já trabalha em uma fábrica há três anos, mas tem planos maiores para o futuro. Ele sonha com o dia em que irá desenhar calçados e se projetar como estilista. Sobre inspirações, demonstrou admiração pela Vizzano. “Eles estão sempre à frente das tendências, acho fantástico”, avaliou.

Foto: Émerson Fraga/Divulgação
Cerimônia de formatura foi na sede do SICTC, em Três Coroas/RS

ESCOLA DE SAPATEIROS

Além de Matheus, outras 33 pessoas concluíram os cursos de Sapateiro e Modelagem - Módulo 2 + CAD na quinta-feira, 23 de janeiro. Ao longo de 10 anos, quase 800 alunos foram diplomados pela escola, o que representa 20% do total de empregados das empresas associadas do SICTC.

Neste ano, os alunos da Escola de Sapateiros receberam uma tarefa social. A turma foi a primeira da instituição a montar calçados infantis. O destino final ajudou crianças com necessidades especiais e os modelos foram doados no Natal para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), de Três Coroas/RS.

O presidente do SICTC, Joel Brando Klippel, ressaltou a maturidade atingida pelo projeto e lembrou que as vagas estão abertas para novos cursos. Já para o futuro, projetou um cenário otimista com relação à recuperação econômica do País. Ele também lembrou a recente conquista do setor calçadista, com a redução da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) da indústria de calçados, que irá de 12 para 4% a partir de 1º de abril. “Vamos viver uma época frutífera."

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.