Expo Riva Schuh deve render US$ 34,4 mi para empresas brasileiras

16.01.2020 - Com informações da Abicalçados

Foto: Divulgação
Expo Riva Schuh foi realizada entre os dias 11 e 14 de janeiro
A 93ª edição da Expo Riva Schuh, realizada entre os dias 11 e 14 de janeiro, deve gerar a receita de US$ 34,4 milhões para as 44 marcas brasileiras participantes da feira de calçados. As fabricantes nacionais estiveram no evento através do projeto Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A mostra ocorreu na cidade de Riva Del Garda, na Itália.

Nos quatro dias de feira, as marcas nacionais venderam 389 mil pares de calçados, gerando aproximadamente US$ 8,6 milhões em negócios in loco. A expectativa é de que nos próximos meses as negociações superem a marca de 1,4 milhão de pares, com a receita de US$ 25,8 milhões. Na comparação com a Expo Riva Schuh de janeiro de 2019, houve um crescimento de 18% pelas fabricantes Made in Brazil. A coordenadora de promoção de imagem da Abicalçados, Alice Rodrigues, destacou que a participação brasileira na feira gerou resultados positivos, embora seja a edição de junho que proporciona o melhor desempenho do País, pelo fato de, no meio do ano, as empresas lançarem suas coleções de verão. "Além de atenderem seus clientes habituais, os expositores nacionais conseguiram realizar novos importantes contatos, e suas coleções de inverno performaram melhor do que em janeiro do ano passado, o que reforça o posicionamento do Brasil como um dos principais produtores de calçados do mundo", explica.

Expositores comemoram as vendas

A gerente de exportação da Piccadilly (Igrejinha/RS), Bruna Kremer, declarou que a Expo Riva Schuh trouxe novos contatos em importantes países para a empresa, cuja exportação representa 30% de seu faturamento. "Estamos em mais de 100 países. É uma boa representatividade, mas há muito espaço para crescer", comenta. O gerente de exportação da Sapatoterapia (Franca/SP), Gustavo Figueiredo, também destaca as novas oportunidades que surgiram na feira. "Estávamos esperando alguns clientes. Trouxemos amostras especiais para eles e já recebemos alguns pedidos," explica, lembrando que 60% do faturamento da fabricante paulista é proveniente das exportações.

Participante desta feira pela primeira vez, a Dakota (Nova Petrópolis/RS) teve suas expectativas alcançadas em Riva Del Garda. A companhia ficou alguns anos sem participar de feiras na Europa, devido ao seu foco na América Latina, que representa quase o total de suas exportações. "Nossa intenção, agora, é a reentrada no mercado europeu, principalmente no Leste Europeu. Acredito que Riva seja a feira ideal para o nosso tipo de produto e objetivo", projeta o gerente de exportação, Leandro Felten.

A próxima edição da Expo Riva Schuh será entre os dias 13 e 16 de junho.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.