Forever 21 declara falência

01.10.2019 - Redação Jornal Exclusivo

Foto: Josh Brasted/Getty
Empresa prevê uma retirada dos mercados asiático e europeu
Na segunda-feira, 30 de setembro, a empresa americana de moda Forever 21 entrou com um pedido de falência em uma corte dos Estados Unidos para facilitar um processo de reestruturação, que não afetará suas operações na América Latina. A companhia, que prevê uma retirada dos mercados asiático e europeu, é a última vítima de redes com lojas físicas forçadas a se reestruturar antes do surgimento do comércio on-line.

"É um passo necessário e importante para garantir o futuro da empresa, o que nos permitirá reorganizar os negócios e reposicionar o Forever 21", disse a vice-presidente da Forever 21, Linda Chang, em comunicado.

A empresa iniciou um processo semelhante no Canadá. Para facilitar sua reestruturação, recebeu financiamento de US$ 275 milhões para manter suas operações normalmente e reduzir em tamanho algumas de suas lojas.

Fundada em Los Angeles em 1984 pelo casal sul-coreano Do Won e Jin Sook Chang, a Forever 21 se tornou uma das lojas favoritas das adolescentes nos Estados Unidos, ao oferecer roupas similares às de grandes marcas de moda a preços acessíveis. A empresa iniciou uma expansão agressiva no setor de roupa masculina e calçados após a crise econômica de 2008. A empresa aumentou o número de lojas a 800 em todo o planeta. O plano de reestruturação contempla agora o fechamento de 350 desses pontos de venda no mundo todo, incluindo 178 nos Estados Unidos.

Reestruturação

"A reestruturação de Forever 21 se concentrará em maximizar o valor de nossa presença nos Estados Unidos, no México e na América Latina. O mercado latino-americano não será afetado pela declaração de 30 de setembro nos Estados Unidos", diz o comunicado oficial.

A Forever 21 tem operações em grandes mercados latino-americanos como Brasil e México. Também tem lojas em países como Colômbia, Chile, Equador, Peru, Uruguai, Paraguai e Bolívia, assim como em Porto Rico, Costa Rica, Guatemala, República Dominicana, Honduras, Panamá e El Salvador.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.