Puma transforma roupas usadas de poliéster em camisas esportivas

04.05.2022 - Redação Jornal Exclusivo

Re:Jersey é o nome da iniciativa da Puma, que por meio de reciclagem química transforma roupas usadas de poliéster em novas camisas esportivas. A meta deste projeto é reduzir o desperdício e pavimentar o caminho para métodos de produção mais circulares.

“Estamos certos de que continuaremos nosso caminho ambicioso rumo a modelos de produção mais sustentáveis”, pontua o diretor-geral do BU Teamsport da Puma, Matthias Baeumer.

No processo de reciclagem utilizado para o projeto Re:Jersey, as roupas são decompostas quimicamente em seus principais componentes (despolimerização). As cores são então filtradas e o material é quimicamente reconstituído para criar um fio (repolimerização) com as mesmas características de desempenho do poliéster original.

Pela Europa

Recentemente, jogadores de times de futebol da Europa para os quais a Puma fornece material esportivo tais como Borussia Dortmund (Alemanha), Manchester City (Inglaterra), AC Milan (Itália) e Olympique de Marseille (França), utilizaram Re:Jerseys durante o aquecimento antes das partidas. Estas camisas foram feitas com 75% de camisas de futebol reaproveitadas. Os 25% restantes são de Seaqual Marine Plastic, uma matéria-prima sustentável produzida a partir de plástico retirado dos oceanos.

Nesta semana, a Puma e o Borussia Dortmund instalaram caixas de coleta, em que os torcedores poderão doar seus itens antigos de poliéster, que serão utilizados para o projeto Re:Jersey. Os torcedores que doarem, também podem participar de um sorteio para ganhar prêmios como camisetas autografadas.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.