Galeries Lafayette projeta retomada para 2024

01.03.2021 - Redação Jornal Exclusivo

Foto: Divulgação
Galeries Lafayette Paris Haussmann
O diretor geral do grupo Galeries Lafayette, Nicolas Houzé, informou que as vendas da tradicional lojas de departamentos caíram 50% em 2020, e disse que não espera um retorno aos níveis pré-crise de saúde antes de 2024. “No ano passado perdemos quase metade do nosso faturamento, ou seja, 1,7 bilhão de euros. Nunca sofremos um impacto tão grande em 125 anos de história”, disse Houzé.

Ele descreve como injusta a medida de fechamento de 30% das lojas do grupo, que geram 70% do volume de negócios, colocando 7 mil colaboradores em trabalho parcial. “Embora a crise tenha acelerado a evolução digital, as vendas online, que representam 5% do nosso faturamento global, não compensam os fechamentos", explica, acrescentando que todo um ecossistema está sofrendo, principalmente marcas associadas vendidas nas maiores lojas na cadeia.

O grupo embarcou em um projeto de reorganização no final do ano passado, que inclui um plano de demissão voluntária visando 185 cargos, principalmente na sede principal. A empresa também obteve no ano passado um empréstimo com aval do Estado francês de 300 milhões de euros, e está atualmente em negociações para lidar com as despesas fixas, com um teto de 10 milhões de euros, que, segundo o CEO, representa apenas o equivalente à uma semana de inatividade. “A ideia não é viver do estado, mas sim recomeçar”, conclui.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.