Com foco na internacionalização, Inspiramais chega à 27ª edição

24.01.2023 - Luana Rodrigues

Foto: Luana Rodrigues/GES-Especial
Palestra com Walter Rodrigues
Começou nesta terça-feira, dia 24, e segue até amanhã, a 27ª edição do Inspiramais, salão que lança mais de mil materiais e insumos para produção de calçados, confecções, móveis e bijuterias. Realizado no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), em Porto Alegre/RS, ele tem como foco a sustentabilidade nos produtos e a internacionalização da indústria de base brasileira.

Subsidiados pela organização do evento são 31 compradores internacionais, vindos de 11 países. Eles participam por meio do By Brasil Components, Machinery and Chemicals, programa de apoio às exportações do setor mantido pela Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

“Trouxemos compradores de diversos países, não só das Américas. Eles vieram de Portugal, Espanha, México, Rússia, entre outros. Nossa proposta é internacionalizar o Inspiramais, este é um caminho que estamos buscando cada dia mais”, comenta o presidente da Assintecal, Gerson Berwanger.

Durante coletiva de imprensa na manhã desta terça, o dirigente ressaltou duas palavras que a entidade vem trabalhando forte: cooperação e sustentabilidade. “Cooperação, especialmente entre as entidades e escolas técnicas, porque assim conseguimos trabalhar muito melhor na busca por fortificar o nosso setor. Sem esquecer da sustentabilidade, que já vem numa batida bastante forte e estamos cada vez inovando mais”, destaca.

Foto: Luana Rodrigues/GES-Especial
Coletiva de imprensa ocorreu na manhã de terça

A superintendente da Assintecal, Silvana Dilly, também destaca a união das entidades para a realização do evento. “O Inspiramais já nasceu assim, de uma maneira cooperativa. Se queremos ter um setor de moda fortalecido, precisamos trabalhar esta união”, avalia.

Uma novidade deste ano é a inclusão de um novo segmento no salão. A intenção é agregar para poder tornar o setor cada vez mais competitivo. “Neste evento, temos a parceria inédita com a Animaseg, que realiza conosco um projeto comprador com produtores de calçados de segurança, além do Senai, um dos principais institutos formadores de mão de obra do mundo”, pontuou.

O coordenador do Núcleo de Pesquisa e Design da Assintecal, Walter Rodrigues, falou sobre a relevância do salão como lançador de materiais. “Sempre digo, moda é 50% inspiração e 50% negócios. Aqui, vemos a junção de ambos. Os visitantes certamente poderão conferir produtos inovadores e que trazem na sua criação a capacidade do design brasileiro”, afirmou o estilista.

O Inspiramais apresenta materiais de 150 expositores de todo o País e deve receber, nos seus dois dias, mais de 7 mil visitantes. Ele é uma promoção da Assintecal em parceria com o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) e Associação Brasileira das Indústrias de Mobiliário (Abimóvel). A realização é do programa By Brasil Components, Machinery and Chemicals e a parceria do Sebrae Nacional.

Foto: Luana Rodrigues/GES-Especial
Mais de mil materiais estão sendo apresentados

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.