Foto: Luana Rodrigues/GES-Especial
"Por tradição é a nossa maior feira, a que recebe o maior número de lojistas e compradores internacionais e, neste ano, não vai ser diferente. Estamos muito felizes em poder realizar o SICC presencialmente e receber visitantes de aproximadamente 30 países", avalia a diretora de Relacionamento da Merkator, Roberta Pletsch, ao ressaltar a participação de, pelo menos, 200 compradores internacionais na feira.
Um dos destaques do evento é o espaço eMerkator Talks, composto por uma série de palestras com profissionais que somam vivências e conhecimento, apresentando um amplo panorama de tendências e ideias para a indústria e para o varejo. "Vamos tentar cumprir a nossa promessa de realizar nesta edição o melhor SICC de todos", diz Frederico Pletsch, diretor da promotora, ao salientar que a escolha dos profissionais passou por rigorosos critérios dentro da Merkator.
Entre os temas abordados estão tecnologia, metaverso, empreendedorismo, vendas, varejo, moda e sustentabilidade. Thiago Nigro, conhecido como "Primo Rico" como consequência de seu canal no YouTube, e autor do livro "Do Mil ao Milhão", é uma das principais atrações no primeiro dia do evento. Ele sobe ao palco da Sala Rubi, no Hotel Serra Azul, às 20 horas, para o eMerkator Talks Special, com o tema Máquina do Tempo. Neste mesmo palco, um pouco antes, o público contará com a palestra do empresário Roberto Argenta, diretor da Calçados Beira Rio, que compartilhará a sua experiência com o tema Como empreender com sucesso.
"A informação é uma ferramenta indispensável para os varejistas terem argumentação, incrementarem as suas vendas, e encantarem o consumidor final. Nós temos a responsabilidade de trazer assuntos relevantes que possam ser utilizados no dia a dia pelos lojistas", frisa Roberta.
Para assistir às palestras que ocorrem durante a feira não é necessário fazer inscrição. Já para a de Thiago Nigro, é preciso garantir a vaga pelo site sicc.com.br/emerkatortalks. A palestra e a inscrição são gratuitas, mas as vagas são limitadas.
Segunda-feira, dia 23
No auditório eMerkator Talks, no SICC
10 horas - Primavera/verão 2022/2023 varejo, com Walter Rodrigues, estilista, consultor na área de design de produto e coordenador do Núcleo de Pesquisa e Design do Inspiramais
12 horas - Consumidor do Futuro 2023, com Priscilla Seripieri, que faz parte dos novos negócios e operações da WGSN Mindset Latam
13 horas - Lançamento do livro Por onde o sapato me levou, de Edela Land
15 horas - Futuro é coisa do passado, com Fred Rocha, pesquisador, consultor e palestrante
17 horas - Recomendações para a Moda Sustentável no Brasil, com Laura Madalosso, Walter Rodrigues e Verônica Couto
20 horas (no Hotel Serra Azul, Sala Rubi) - Palestra Como empreender com sucesso, com Roberto Argenta, presidente da Calçados Beira Rio. Em seguida, palestra Máquina do Tempo: o domínio do seu dinheiro é a liberdade do seu tempo, com Thiago Nigro, O Primo Rico e autor do livro "Do Mil ao Milhão".
Terça-feira, dia 24
No auditório eMerkator Talks, no SICC
10 horas - Intraempreendedorismo: como incentivar seu time a pensar e agir como dono do negócio e vender mais, com Fernanda Lemes, economista especialista em negócios e RH estratégico
11 horas - Como empreender com sucesso, com Roberto Argenta, CEO da Calçados Beira Rio S.A
13 horas - Do Zero à Chilli Beans: trajetória da maior marca de óculos escuros da Amércia Latina, com Caito Maia, criador da marca
15 horas - A era da disponibilidade, com Caio Camargo, diretor comercial Stone Co. Linx e especialista em varejo
18 horas - Empreendedorismo feminino: os desafios e a coragem de lideranças no setor calçadista, com Roberta Pletsch, diretora de Relacionamento da Merkator; Suzana Santos, diretora da Calçados Suzana Santos; e Cristine Grings, presidente da Piccadilly
Quarta-feira, dia 25
No auditório eMerkator Talks, no SICC
10 horas - Embalagens sustentáveis e circulares para o mercado calçadista, com Moisés Weber, Ceo da Plastiweber Circular Plastics
11 horas - Marketplaces: como eles vão influenciar o futuro do varejo digital, com Rafael Reolon, diretor do Segmento de Calçados na Linx SetaDigital, e co-fundador da Sapato Show
12 horas - O poder das cores para uma imagem profissional e mais assertiva, com Gabi Henemann, consultora de imagem
13 horas - Pespectivas do mercado de calçados: maior uso de tecnologia e digitalização, com Eduardo Meyer, sócio e diretor comercial da Avacy
Foto: Divulgação
No espaço Estação Moda RS serão 24 empresas em uma área total de 595 metros quadrados (o maior estande do SICC), sendo 356 metros quadrados para atendimento a clientes. A iniciativa é uma ação conjunta da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha (ACI-NH/CB/EV) e das prefeituras de Novo Hamburgo, Campo Bom, Sapiranga e Igrejinha.
"É um projeto consolidado que comprovadamente oportuniza o acesso ao mercado e a realização de negócios a micros e pequenos fabricantes, gerando receitas às empresas e desenvolvimento aos municípios em que estão instaladas", afirma Diogo Leuck, presidente da ACI.
O Sindicato da Indústria de Calçados, Componentes para Calçados de Três Coroas/RS, SICTC, também tem presença confirmada. O estande está localizado na esquina da Avenida Borges de Medeiros com o corredor K, número 1201. Ao todo, o espaço coletivo soma 468 metros quadrados e tem a participação de 14 marcas.
Para o executivo comercial do SICTC, Juliano Mapelli, que coordena o projeto Três Coroas Shoes, a participação no SICC é de extrema importância. Segundo ele, o momento é de estar frente a frente com os lojistas, mantendo o relacionamento, fortalecendo, criando e prospectando relações. "Os lojistas de todo o Brasil encontram no estande do Três Coroas Shoes produtos de muita qualidade, design diferenciado e muitas novidades. As coleções estão incríveis e vão deixar as vitrines de todo o Brasil ainda mais lindas."
A participação de nove empresas de Juazeiro do Norte, no Ceará, está sendo possível por conta do apoio da Prefeitura de Juazeiro, Sindicato das Indústria de Calçados e Vestuário de Juazeiro do Norte e Região, do Sebrae/CE e da Federação das Indústrias do Estado do Ceará. Já o Espaço Paraíba, conta com três empresas tem apoio do Sebrae.
"Essas marcas trazem mais variedade à feira, aumentando consideravelmente o mix de produtos e, consequentemente, oportunizando novos fornecedores para a carteira de lojistas que nos visita. E, para nós, é um prazer dar este impulso ao mercado com empresas menores de alto potencial que podem, com a feira, começar uma escalada importante em sua história", explica Frederico Pletsch.
Foto: Reprodução
Em 2018 e 2019, com o sucesso dos cenários representando as cidades de Londres e New York, a Merkator percebeu que a Estação 3 havia se transformado em um ambiente diferenciado. "Com a pandemia entendemos que a experiência e a cenografia precisavam fazer parte da nossa feira, mas agregando um fator essencial que são os resultados no mundo dos negócios, possibilitando fechamentos e encaminhamentos de contratos", diz Frederico Pletsch, diretor da Merkator.
Foto: Dinarci Borges
O projeto Onno Place, localizado dentro da Estação 3, é mais uma oportunidade para incrementar as negociações por meio de uma loja on-line, que reúne gifts dos expositores para incentivar as compras e aumentar o fluxo de movimento nos estandes.
"Conseguimos implementar com sucesso essa tecnologia em novembro do ano passado na Feira Zero Grau e, neste ano, a primeira experiência no SICC está recebendo uma excelente aceitação do mercado, com muitas marcas expositoras participando", afirma Plestch.
Este projeto traz para o mercado a experiência omnichannel, com uma estratégia simultânea que interliga diferentes canais de comunicação, sendo hoje uma tendência do varejo. Os expositores oferecem uma grande variedade de gifts para despertar o desejo do lojista em acessar a sua marca. Estes gifts podem ser descontos nas compras, brindes, materiais de PDV, prazos estendidos e outros benefícios.
O Jornal Exclusivo também está participando desta iniciativa com a oferta de 90 dias de assinatura cortesia e/ou 30% de desconto na assinatura anual do jornal. Basta procurar o espaço da Onno Place na Estação 3 e fazer o seu cadastro.