Sem ocorrer presencialmente desde 2019, por conta da pandemia, o Salão Internacional do Couro e do Calçado (SICC) chega a sua 29ª edição totalmente renovado e com força total. Entre os dias 23 e 25 de maio, os pavilhões do Serra Park - Centro de Feiras e Eventos, em Gramado/RS, recebem 250 expositores, que respondem por 1,4 mil marcas. Em destaque, os lançamentos em calçados e acessórios para a primavera/verão 2022.
"Por tradição é a nossa maior feira, a que recebe o maior número de lojistas e compradores internacionais e, neste ano, não vai ser diferente. Estamos muito felizes em poder realizar o SICC presencialmente e receber visitantes de aproximadamente 30 países", avalia a diretora de Relacionamento da Merkator, Roberta Pletsch, ao ressaltar a participação de, pelo menos, 200 compradores internacionais na feira.
Um dos destaques do evento é o espaço eMerkator Talks, composto por uma série de palestras com profissionais que somam vivências e conhecimento, apresentando um amplo panorama de tendências e ideias para a indústria e para o varejo. "Vamos tentar cumprir a nossa promessa de realizar nesta edição o melhor SICC de todos", diz Frederico Pletsch, diretor da promotora, ao salientar que a escolha dos profissionais passou por rigorosos critérios dentro da Merkator.
Entre os temas abordados estão tecnologia, metaverso, empreendedorismo, vendas, varejo, moda e sustentabilidade. Thiago Nigro, conhecido como "Primo Rico" como consequência de seu canal no YouTube, e autor do livro "Do Mil ao Milhão", é uma das principais atrações no primeiro dia do evento. Ele sobe ao palco da Sala Rubi, no Hotel Serra Azul, às 20 horas, para o eMerkator Talks Special, com o tema Máquina do Tempo. Neste mesmo palco, um pouco antes, o público contará com a palestra do empresário Roberto Argenta, diretor da Calçados Beira Rio, que compartilhará a sua experiência com o tema Como empreender com sucesso.
"A informação é uma ferramenta indispensável para os varejistas terem argumentação, incrementarem as suas vendas, e encantarem o consumidor final. Nós temos a responsabilidade de trazer assuntos relevantes que possam ser utilizados no dia a dia pelos lojistas", frisa Roberta.
Para assistir às palestras que ocorrem durante a feira não é necessário fazer inscrição. Já para a de Thiago Nigro, é preciso garantir a vaga pelo site sicc.com.br/emerkatortalks. A palestra e a inscrição são gratuitas, mas as vagas são limitadas.
Segunda-feira, dia 23
No auditório eMerkator Talks, no SICC
10 horas - Primavera/verão 2022/2023 varejo, com Walter Rodrigues, estilista, consultor na área de design de produto e coordenador do Núcleo de Pesquisa e Design do Inspiramais
12 horas - Consumidor do Futuro 2023, com Priscilla Seripieri, que faz parte dos novos negócios e operações da WGSN Mindset Latam
13 horas - Lançamento do livro Por onde o sapato me levou, de Edela Land
15 horas - Futuro é coisa do passado, com Fred Rocha, pesquisador, consultor e palestrante
17 horas - Recomendações para a Moda Sustentável no Brasil, com Laura Madalosso, Walter Rodrigues e Verônica Couto
20 horas (no Hotel Serra Azul, Sala Rubi) - Palestra Como empreender com sucesso, com Roberto Argenta, presidente da Calçados Beira Rio. Em seguida, palestra Máquina do Tempo: o domínio do seu dinheiro é a liberdade do seu tempo, com Thiago Nigro, O Primo Rico e autor do livro "Do Mil ao Milhão".
Terça-feira, dia 24
No auditório eMerkator Talks, no SICC
10 horas - Intraempreendedorismo: como incentivar seu time a pensar e agir como dono do negócio e vender mais, com Fernanda Lemes, economista especialista em negócios e RH estratégico
11 horas - Como empreender com sucesso, com Roberto Argenta, CEO da Calçados Beira Rio S.A
13 horas - Do Zero à Chilli Beans: trajetória da maior marca de óculos escuros da Amércia Latina, com Caito Maia, criador da marca
15 horas - A era da disponibilidade, com Caio Camargo, diretor comercial Stone Co. Linx e especialista em varejo
18 horas - Empreendedorismo feminino: os desafios e a coragem de lideranças no setor calçadista, com Roberta Pletsch, diretora de Relacionamento da Merkator; Suzana Santos, diretora da Calçados Suzana Santos; e Cristine Grings, presidente da Piccadilly
Quarta-feira, dia 25
No auditório eMerkator Talks, no SICC
10 horas - Embalagens sustentáveis e circulares para o mercado calçadista, com Moisés Weber, Ceo da Plastiweber Circular Plastics
11 horas - Marketplaces: como eles vão influenciar o futuro do varejo digital, com Rafael Reolon, diretor do Segmento de Calçados na Linx SetaDigital, e co-fundador da Sapato Show
12 horas - O poder das cores para uma imagem profissional e mais assertiva, com Gabi Henemann, consultora de imagem
13 horas - Pespectivas do mercado de calçados: maior uso de tecnologia e digitalização, com Eduardo Meyer, sócio e diretor comercial da Avacy
No espaço Estação Moda RS serão 24 empresas em uma área total de 595 metros quadrados (o maior estande do SICC), sendo 356 metros quadrados para atendimento a clientes. A iniciativa é uma ação conjunta da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha (ACI-NH/CB/EV) e das prefeituras de Novo Hamburgo, Campo Bom, Sapiranga e Igrejinha.
"É um projeto consolidado que comprovadamente oportuniza o acesso ao mercado e a realização de negócios a micros e pequenos fabricantes, gerando receitas às empresas e desenvolvimento aos municípios em que estão instaladas", afirma Diogo Leuck, presidente da ACI.
O Sindicato da Indústria de Calçados, Componentes para Calçados de Três Coroas/RS, SICTC, também tem presença confirmada. O estande está localizado na esquina da Avenida Borges de Medeiros com o corredor K, número 1201. Ao todo, o espaço coletivo soma 468 metros quadrados e tem a participação de 14 marcas.
Para o executivo comercial do SICTC, Juliano Mapelli, que coordena o projeto Três Coroas Shoes, a participação no SICC é de extrema importância. Segundo ele, o momento é de estar frente a frente com os lojistas, mantendo o relacionamento, fortalecendo, criando e prospectando relações. "Os lojistas de todo o Brasil encontram no estande do Três Coroas Shoes produtos de muita qualidade, design diferenciado e muitas novidades. As coleções estão incríveis e vão deixar as vitrines de todo o Brasil ainda mais lindas."
A participação de nove empresas de Juazeiro do Norte, no Ceará, está sendo possível por conta do apoio da Prefeitura de Juazeiro, Sindicato das Indústria de Calçados e Vestuário de Juazeiro do Norte e Região, do Sebrae/CE e da Federação das Indústrias do Estado do Ceará. Já o Espaço Paraíba, conta com três empresas tem apoio do Sebrae.
"Essas marcas trazem mais variedade à feira, aumentando consideravelmente o mix de produtos e, consequentemente, oportunizando novos fornecedores para a carteira de lojistas que nos visita. E, para nós, é um prazer dar este impulso ao mercado com empresas menores de alto potencial que podem, com a feira, começar uma escalada importante em sua história", explica Frederico Pletsch.
Em 2018 e 2019, com o sucesso dos cenários representando as cidades de Londres e New York, a Merkator percebeu que a Estação 3 havia se transformado em um ambiente diferenciado. "Com a pandemia entendemos que a experiência e a cenografia precisavam fazer parte da nossa feira, mas agregando um fator essencial que são os resultados no mundo dos negócios, possibilitando fechamentos e encaminhamentos de contratos", diz Frederico Pletsch, diretor da Merkator.
O projeto Onno Place, localizado dentro da Estação 3, é mais uma oportunidade para incrementar as negociações por meio de uma loja on-line, que reúne gifts dos expositores para incentivar as compras e aumentar o fluxo de movimento nos estandes.
"Conseguimos implementar com sucesso essa tecnologia em novembro do ano passado na Feira Zero Grau e, neste ano, a primeira experiência no SICC está recebendo uma excelente aceitação do mercado, com muitas marcas expositoras participando", afirma Plestch.
Este projeto traz para o mercado a experiência omnichannel, com uma estratégia simultânea que interliga diferentes canais de comunicação, sendo hoje uma tendência do varejo. Os expositores oferecem uma grande variedade de gifts para despertar o desejo do lojista em acessar a sua marca. Estes gifts podem ser descontos nas compras, brindes, materiais de PDV, prazos estendidos e outros benefícios.
O Jornal Exclusivo também está participando desta iniciativa com a oferta de 90 dias de assinatura cortesia e/ou 30% de desconto na assinatura anual do jornal. Basta procurar o espaço da Onno Place na Estação 3 e fazer o seu cadastro.