'Promovemos uma Couromoda mais compacta', avalia Jeferson Santos

18.01.2022 - Juliana Nunes e Luana Rodrigues, com colaboração de Michel Pozzebon

Foto: Fredy Uehara/Uehara Fotografia/Divulgação
Jeferson Santos
A 48ª Couromoda – Feira Internacional de Calçados, Artefatos de Couro e Acessórios de Moda –, que ocorre até esta quarta-feira (19), no Expo Center Norte, em São Paulo/SP, é a primeira edição presencial da mostra desde que a pandemia foi decretada no País. O diretor geral da Couromoda, Jeferson Santos, avalia os desafios em promover um evento no formato físico em um momento de aumento de casos de Covid-19 e de gripe em todo o mundo.

"Tivemos uma participação tanto de expositores quanto de lojistas mais compacta em 2022. Mesmo assim, os clientes (expositores) que vieram, mostraram não só ótimas coleções, como fizeram investimento na feira trazendo compradores", destaca Jeferson.

Diante do momento pelo qual o Brasil atravessa, o dirigente da Couromoda classifica o retorno do evento físico como importante para o setor calçadista nacional. "Estamos tendo uma ótima feira levando em consideração o momento em que o País vive. Tivemos uma ótima movimentação no primeiro dia. O setor precisava deste retorno positivo como está sendo", sustenta.

Para a sua realização de forma presencial, a Couromoda segue os protocolos sanitários contra a Covid-19 e todas as orientações da prefeitura e do governo do Estado de São Paulo.

ENTREVISTA: JEFERSON SANTOS, DIRETOR GERAL DA COUROMODA

Quais as perspectivas em relação ao retorno da edição presencial da Couromoda?
Jeferson Santos: A feira está superando a nossa expectativa. Diante de todo cenário que o Brasil viveu e ainda vive este ano, a mostra está muito bem e há uma perspectiva nacional para este ano: aumento em produção, no varejo. Antes da pandemia, se tinha um percentual de crescimento não tão elevado no digital, o que deve ser maior no comparativo de vendas.

Como foi promover uma feira presencial diante do cenário em que estamos vivendo em relação à Covid-19?
Jeferson Santos: Promover a feira este ano foi um grande desafio, mesmo porque as expectativas que tínhamos não eram tão grandes, por estarmos há praticamente dois anos sem conseguir organizar um evento presencial em função da Covid-19. Porém, tivemos grande parte dos expositores relocando participação para 2023.

Como estão as negociações com importadores nesta edição da Couromoda?
Jeferson Santos: Já tive retorno de clientes falando que receberam excelentes importadores. A exportação segue em alta, mesmo com toda a dificuldade para entrar no Brasil, os importadores se programaram para isso.

Você enxerga a tão falada retomada do mercado?
Jeferson Santos: O mercado está voltando a participar de feiras regionais e pontuais, mas ainda não se tem uma retomada total. A Couromoda veio menor, mas veio muito boa no quesito clientes: os que vieram estão fazendo negócios. A partir de agora, o crescimento será significativo, além das empresas que não vieram e que voltarão a participar em 2023, as que vieram agora renovaram para o ano que vem.

Em relação à edição de 2023 da Couromoda, o que vocês pode nos adiantar?
Jeferson Santos: Já estamos trabalhando na feira de 2023, seguimos fazendo um trabalho claro e objetivo em relação à economia do calçado. Seguiremos com a feira em janeiro. Será um evento maior que o desse ano.

Seguiremos também com duas edições digitais da Couromoda por ano.

Continuaremos investindo na participação de clientes exportadores, trazendo mais importadores para a feira e trabalhando forte no mercado interno também.

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