Abicalçados lançará feira calçadista a partir de 2023

19.11.2021 - Luana Rodrigues

Foto: Mauro Consilvio
Mostras internacionais, como a Micam, são coordenadas pela entidade representativa do setor
Com a proposta de redefinir a dinâmica das feiras brasileiras de calçados, a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) fará a realização de evento próprio. A intenção é que a primeira edição da feira ocorra a partir de 2023.

Em comunicado aos associados nesta sexta-feira, 19, a Abicalçados argumenta que, após ouvir varejo e indústria sobre feiras físicas calçadistas no período pós-pandemia, somado à percepção de esvaziamento das mostras nacionais, observou-se a necessidade de redefinir a dinâmica das feiras brasileiras de calçados.

“Entre os resultados do levantamento, está a necessidade de otimização dos investimentos, com a realização de apenas duas - e não mais quatro feiras de âmbito nacional - por ano, alinhadas a práticas internacionais de mercado, nas quais as mostras são coordenadas pela entidade representativa do setor”, diz a nota assinada pelo presidente do Conselho Deliberativo, Caetano Bianco Neto, e pelo presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira.

A entidade comunicou que, partindo dessa demanda do mercado, enquanto representante do setor, durante o primeiro trimestre de 2022 irá abrir processo de concorrência entre empresas promotoras nacionais e internacionais para apresentação de propostas de parceria para a realização de evento próprio da indústria calçadista, a ocorrer a partir de 2023.

Outras feiras
Questionada sobre o impacto da criação do evento no calendário calçadista, a organização da Francal Feiras encaminhou nota ao Jornal Exclusivo afirmando desconhecer o assunto. “No momento estamos focados em realizar uma belíssima edição da nossa feira em agosto de 2022”, resume o texto.

Já o diretor da Merkator Feiras e Eventos, Frederico Pletsch, afirmou que o mercado é livre para a realização de eventos. “Vou seguir trabalhando como sempre, fazendo meu trabalho da melhor maneira possível para continuar sendo uma das principais feiras nacionais do setor”, comentou em entrevista ao Exclusivo.

A assessoria de imprensa da Couromoda também foi contatada pelo jornal, mas ainda não se posicionou sobre o assunto.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.