Uma feira para aquecer o setor

15.11.2021 - Luana Rodrigues | Jornal Exclusivo

Foto: Luana Rodrigues/GES-Especial
Lojistas de todo o Brasil participam da mostra
Com a promessa de forte demanda no varejo calçadista neste fim de ano, a Zero Grau - Feira de Calçados e Acessórios chega para aquecer o setor. Entre os dias 15 e 17 de novembro, nos pavilhões do Serra Park, em Gramado/RS, estarão em destaque as novidades para o alto verão, além de um preview do que promete ser tendência no próximo outono/inverno.

Ao todo, 220 expositores e mais de 800 marcas participam da mostra promovida pela Merkator Feiras e Eventos. Subsidiados pela organização, são mais de 1,8 mil razões sociais de lojistas confirmados, instalados em mais de 40 hotéis da Serra Gaúcha. Conforme o diretor da Merkator, Frederico Pletsch, a promotora se empenhou em oferecer um espaço seguro e promissor para os negócios que ficaram represados durante o ano. "Queremos fazer parte deste momento, que será a retomada dos negócios setoriais, e que vai marcar um encontro diferenciado tanto para as fábricas como para as lojas", afirma.

Neste ano, o credenciamento antecipado foi uma medida adotada para prevenir filas e evitar aglomerações no acesso aos pavilhões. A iniciativa teve forte adesão dos participantes. Outro ponto que mostra a retomada é o tamanho da feira. "Não passou, mas se aproximou muito da metragem de 2019, o que nos dá confiança no sucesso do evento. Assim como no ano passado, estamos seguindo um rigoroso protocolo sanitário contra a Covid-19", comenta Pletsch.

Para esta edição, algumas novidades foram preparadas: o eMerkator Talks, que ocorre na semana seguinte ao evento de forma on-line, e o projeto ONNO Place, mais um braço para otimizar as negociações na feira.

eMerkator Talks

A Zero Grau vai integrar os ambientes físico e digital em uma estratégia inovadora. Uma semana após o término da feira, no dia 24 de novembro, ocorre o eMerkator Talks. Será uma live, por meio da plataforma emerkator.com.br, com um time de profissionais que trará ao mercado informações para otimizar e prolongar as experiências ocorridas no evento. "Este novo ambiente híbrido é excelente. Vamos estar mais tempo juntos compartilhando o que mais gostamos de fazer: falar sobre calçados e sobre os nossos negócios", avalia a diretora de relacionamento da Merkator, Roberta Pletsch.

Ela acrescenta que a informação é um dos pilares da promotora. "Ter discussão sobre assuntos efervescentes na feira é um dos nossos propósitos. A informação possibilita o entendimento melhor da realidade e facilita a projeção das nossas empresas, dos nossos próximos passos", sublinha.

O eMerkator Talks será das 14 às 18 horas, com as presenças de Fred Rocha, um dos mais renomados especialistas em marketing do País, autor do livro "ManUAU do Novo Varejista"; Caio Camargo, escritor e palestrante; Fernanda Lemes, estrategista de talentos humanos; Gustavo Kornitz, diretor de Marketing da FedEx; e Júlia Webber, especialista em comportamento e design.

Retorno dos importadores

A Zero Grau receberá mais de 80 importadores vindos de 20 países. Os compradores internacionais são de quatro continentes (América, Europa, África e Ásia). Estão confirmados comerciantes de países como Bolívia, Colômbia, Argentina, Peru, Equador, Paraguai, Uruguai, Costa Rica, Porto Rico, Nicarágua, El Salvador, Panamá, República Dominicana, Estados Unidos, Emirados Árabes Unidos, Kuwait, Paquistão, Egito, Líbia e Portugal.

"Queremos que a Zero Grau cada vez mais seja uma vitrine do produto brasileiro para mundo, atraindo negócios em diferentes mercados e ampliando o alcance das nossas empresas. O objetivo é ampliar as relações das empresas brasileiras, além de reforçar laços já existentes. Além disto, estamos felizes porque esta retomada da negociação mundial do setor, em terras brasileiras, está sendo realizada de forma presencial em nosso evento", destaca Frederico Pletsch.

Projeto ONNO Place

A Zero Grau deste ano marcará o lançamento do primeiro marketplace em uma feira profissional, reunindo a indústria e o varejo de uma forma inovadora. Numa parceria da Merkator Feiras e Eventos com a Linx|Seta Digital e FedEx, expositores e lojistas terão uma experiência única ao assistir à integração do físico e do digital dentro de um evento.

Trata-se do projeto ONNO Place, mais um braço para otimizar as negociações na feira. Na prática, é uma loja on-line que vai reunir gifts dos expositores para incentivar as compras e aumentar o fluxo de movimento nos estandes. "É uma inovação que materializa todas as experiências deste período de pandemia, quando houve uma diminuição de barreiras entre os meios digital e físico", afirma Roberta.

O projeto traz para o mercado a primeira experiência omnichannel em uma feira, que significa uma estratégia simultânea para interligar diferentes canais de comunicação, sendo atualmente uma tendência do varejo.

No projeto ONNO Place, os expositores podem oferecer uma variedade de gifts para despertar o desejo do lojista em acessar várias vezes a sua marca. Em cada acesso, o lojista terá condições de receber os presentes ofertados por cada expositor. Estes gifts podem ser descontos nas compras, brindes, materiais de PDV, prazos estendidos, entre outros benefícios.

"O expositor decide a maneira como deseja participar: pode querer aumentar o número de visitantes em seu estande ou mesmo a conversão de pedidos. Enfim, quem aderiu ao projeto terá sempre um apelo a mais para o lojista visitar o seu estande dentro da feira, pois é ilimitado o número de acesso para cada lojista, totalmente isento custo" explica.

A logística é simples: o expositor pode optar em o varejista retirar seu presente no estande da marca ou no espaço da administração da feira dentro dos pavilhões, que também será um ponto para a entrega dos presentes.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.