home> Feiras> Maior feira de calçados do mundo gera US$ 5,4 milhões em negócios para marcas brasileiras
A mais recente edição da Micam Milano, considerada a maior feira de calçados do mundo, ocorrida entre os dias 19 e 21, em Milão, na Itália, deve superar US$ 5,4 milhões em negócios realizados in loco e alinhavados na mostra para marcas brasileiras. A avaliação é da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), que por meio do Brazilian Footwear, programa de fomento às exportações de calçados, apoiou a participação de 18 etiquetas nacionais no evento italiano de número 92.
"Mesmo com uma participação menor do que antes da pandemia, em função de algumas restrições que ainda persistem, o evento foi positivo e as marcas ficaram bastante satisfeitas com a possibilidade da retomada dos eventos físicos internacionais”, avalia a analista de promoção comercial da Abicalçados, Paola Pontin.
Foram realizados 245 contatos comerciais com compradores de todo o mundo, a maior parte deles de países da Europa, Ásia e Estados Unidos. Os negócios in loco geraram mais de US$ 1 milhão, valor que deve ser elevado para US$ 5,4 milhões em função das negociações que ficaram alinhavadas durante a mostra.
O representante de exportação da Calçados Beira Rio S.A. (Novo Hamburgo/RS), Fabiano Pizzato, ressalta a visitação qualificada, especialmente de clientes europeus. “Esta Micam marcou a retomada de trabalhos presenciais desde o início da pandemia e pudemos verificar um novo ânimo dos compradores com relação ao próximo ano”, observa.
Paralelamente à feira física, a Micam Milano está realizando a sua versão digital desde o dia 15, com extensão até 15 de novembro. Na plataforma estão 21 marcas brasileiras, também apoiadas pelo Brazilian Footwear.