Governador do RS debate pautas do setor em visita à Zero Grau

18.11.2020 - Nicolle Frapiccini/Jornal NH

Foto: Dinarci Borges
Governador Eduardo Leite esteve reunido com lideranças do setor calçadista em passagem na feira
Medição de temperatura corporal, passagem por tapete sanitizante e dispenser de álcool gel. Esse foi o protocolo feito pelo governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, ao entrar nos pavilhões do Serra Park, em Gramado/RS, às 17 horas de ontem. O chefe do Executivo gaúcho passou ainda pelo controle que conta a quantidade de pessoas na feira antes de entrar de fato na Zero Grau - Feira de Calçados e Acessórios. Recebido pelo diretor da Merkator Feiras e Eventos, Frederico Pletsch, Leite visitou pela primeira vez como governador a mostra, que começou na segunda-feira e segue até hoje.

Após uma breve passagem pela feira e conversa com calçadistas gaúchos, o chefe do Executivo gaúcho
se reuniu com lideranças do setor para debater algumas demandas importantes para o segmento. Entre elas: o parcelamento do estorno de crédito do ICMS correspondente ao estoque de mercadorias.

“Desenvolvemos um regime especial de tributação reconhecendo a força de geração de riqueza que se expressa nesta feira. Está na Secretaria da Fazenda a discussão dessa questão para que possamos encontrar a solução. Estamos olhando todas as alternativas para poder viabilizar o setor e uma retomada mais rápida.”

Na agenda em Gramado, Leite disse estar satisfeito com os protocolos adotados pelas feiras. “O Rio Grande do Sul é o primeiro Estado do Brasil a retomar feiras e eventos e isso é importante porque nos dá a responsabilidade de fazer a retomada com cuidado e protocolo. E estamos observando isso”, fala, ao dizer que não há motivos para voltar atrás nos passos já dados.

Simbolismo de retomada de negócios e clientes
Para o diretor comercial da Santinelli Calçados, Januário da Veiga, o simbolismo dessa Zero Grau foi determinante para que a marca continuasse presente neste ano. “A feira vai ser lembrada pelo simbolismo de retomada de união”, comenta, ao dizer que talvez essa seja a melhor edição dos últimos anos pela assertividade dos visitantes. “Estamos conseguindo retomar negócios com clientes que já não faziam pedidos há anos”, diz ao frisar que o desempenho obtido está acima da expectativa inicial.

Fenac deve ter liberação até quinta para feira
O diretor-presidente da Fenac, Márcio Jung, esteve na feira Zero Grau ontem e aproveitou a passagem do governador para conversar sobre as próximas feiras. O Conexão Reparasul que inicia quinta-feira em formato híbrido tem a confirmação do showroom presencial. Além disso, a próxima edição da Feira da Loucura por Sapatos também deve ser confirmada pela Fenac nos próximos dias. Isso porque o governador garantiu a autorização para o protocolo já enviado pela promotora até quinta.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.