Fenac adere a selo que estabelece protocolos sanitários para a realização de eventos

31.07.2020 - Redação Jornal Exclusivo

A Fenac – Experiências Conectam –, promotora da Fimec, aderiu ao selo Turismo Responsável, uma iniciativa do Ministério do Turismo (MTur) para que a população se sinta segura ao viajar e frequentar locais que cumpram protocolos sanitários específicos para a prevenção da Covid-19 no Brasil.

O programa estabelece boas práticas de higienização para cada segmento do setor e integra a primeira etapa do Plano de Retomada do Turismo Brasileiro, coordenado pelo MTur, com o objetivo de diminuir os impactos da pandemia e preparar o setor para um retorno gradual às atividades. A iniciativa ainda busca posicionar o Brasil no cenário nacional e internacional como um destino seguro e preparado para atender o novo perfil de turista que, na retomada das viagens e eventos de lazer e negócios, irá procurar por locais que assegurarem o cumprimento de medidas sanitárias e de higiene, por exemplo.

Os protocolos do selo foram construídos pelo MTur em parceria com os segmentos, levando em consideração diretrizes internacionais, além da validação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Promoção de eventos

A iniciativa atende 15 diferentes segmentos e, dentro da promoção de eventos, prevê uma série de diretrizes a partir de um protocolo básico e outro específico para esta área. Algumas das normas previstas, que devem ser atendidas pelas promotoras, são: promover a medição de temperatura na entrada do estabelecimento de todos os que frequentarem o ambiente; assegurar lavagem e desinfecção de superfícies; promover a renovação de ar; assegurar distanciamento de 1,5 metros entre as pessoas no acesso ao evento e dentro dos espaços; projetar ruas e corredores mais largos do que as recomendações pré-pandemia para feiras e eventos; entre outras medidas.

Fimec 2020

Em março, a Fenac elaborou um plano de ações extraordinárias para a Fimec. Juntamente com a Secretaria de Saúde de Novo Hamburgo (SMS), a Vigilância Sanitária e o médico infectologista Renato Cassol, com experiência em controle de infecções dos Hospitais Conceição e Santa Casa, que atuou como consultor do evento, o plano foi criado e colocado em prática.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.