Auxílio para empresas brasileiras iniciarem ou ampliarem negócios nos Estados Unidos

08.06.2022 - Com informações da ACI

Foto: Reprodução
Gerente de operações do escritório da ApexBrasil em Miami, Fernando Spohr, participou de webinar da ACI sobre internacionalização
O escritório da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) em Miami oferece uma série de ações, serviços e parcerias para auxiliar empresas brasileiras que pretendem iniciar ou ampliar negócios nos Estados Unidos. As principais formas de apoio foram apresentadas pelo gerente de operações do escritório, Fernando Spohr, em webinar sobre internacionalização promovido pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha (ACI), nesta terça-feira (7).

Inteligência de mercado, qualificação para negócios internacionais, promoção de negócios, expansão internacional, atração de investimentos estrangeiros e promoção de imagem estão entre as ações desenvolvidas pelo escritório, fundado há 17 anos e um dos nove que a ApexBrasil mantém no exterior – além de outros cinco no Brasil. A sede em Miami disponibiliza, para locação, 22 salas exclusivas para empresas, salas de reunião para 12 e 6 pessoas e caixas postais individuais para cada empresa.

"Dependendo da necessidade da empresa, temos a solução adequada para a atuação no mercado norte-americano", afirma Spohr.

Flórida

O estado da Flórida, cuja principal cidade é Miami, possui 21 milhões de habitantes, recebe anualmente 120 milhões de visitantes e é dono da 16ª maior economia do mundo. A proximidade geográfica e cultural com o Brasil favorece os negócios, motivo pelo qual grandes empresas gaúchas, como Grendene (Farroupilha/RS) e Vipal (Porto Alegre/RS), mantêm escritórios comerciais em Miami, inclusive para gestão de operações comoutros países.

“A maioria das empresas brasileiras têm apenas uma localização nos Estados Unidos. Miami é a cidade com mais instalações, uma vez que está posicionada também como um centro de acesso a outros estados e à América Latina”, disse Spohr.

Ambiente favorável aos negócios

Quarto maior PIB dos Estados Unidos, a Flórida possui um ambiente favorável aos negócios, como zero % de imposto pessoal (estadual), alta qualidade e baixo custo de vida, forte parceria comercial com o Brasil, grande fluxo de capitais, escritórios de grandes empresas globais, mais de 100 voos semanais para diversos destinos e ainda portos marítimos, estações espaciais, estradas e ferrovias que a destacam na área de infraestrutura e logística.
Aviação, indústria aeroespacial e setor de defesa, biotecnologia, ciências da vida, informações, construção, serviços financeiros e logística e transportes são alguns dos setores considerados para investimentos no estado americano.

Segundo Spohr, para obter sucesso no mercado local americano, as empresas brasileiras devem ajustar-se ao ambiente de negócios no País, customizar produtos de acordo com as preferências dos clientes norte-americanos, apresentar histórico da qualidade dos produtos brasileiros, desenvolver uma presença online e construir relacionamentos com stakeholders locais.

"Antes de abrir um negócio na Florida, assim como nos outros 49 estados norte-americanos, é indicado fazer uma análise de mercado, identificar os principais hábitos de consumo, observar as questões culturais e elaborar um bom plano de negócios”, destaca Spohr. Ele acrescenta que o apoio de especialistas, como advogados e contadores, é essencial para definir o perfil jurídico da empresa a ser constituída e negociar benefícios com municípios e o estado.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.