home> Exportação> Auxílio para empresas brasileiras iniciarem ou ampliarem negócios nos Estados Unidos
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Inteligência de mercado, qualificação para negócios internacionais, promoção de negócios, expansão internacional, atração de investimentos estrangeiros e promoção de imagem estão entre as ações desenvolvidas pelo escritório, fundado há 17 anos e um dos nove que a ApexBrasil mantém no exterior – além de outros cinco no Brasil. A sede em Miami disponibiliza, para locação, 22 salas exclusivas para empresas, salas de reunião para 12 e 6 pessoas e caixas postais individuais para cada empresa.
"Dependendo da necessidade da empresa, temos a solução adequada para a atuação no mercado norte-americano", afirma Spohr.
O estado da Flórida, cuja principal cidade é Miami, possui 21 milhões de habitantes, recebe anualmente 120 milhões de visitantes e é dono da 16ª maior economia do mundo. A proximidade geográfica e cultural com o Brasil favorece os negócios, motivo pelo qual grandes empresas gaúchas, como Grendene (Farroupilha/RS) e Vipal (Porto Alegre/RS), mantêm escritórios comerciais em Miami, inclusive para gestão de operações comoutros países.
“A maioria das empresas brasileiras têm apenas uma localização nos Estados Unidos. Miami é a cidade com mais instalações, uma vez que está posicionada também como um centro de acesso a outros estados e à América Latina”, disse Spohr.
Quarto maior PIB dos Estados Unidos, a Flórida possui um ambiente favorável aos negócios, como zero % de imposto pessoal (estadual), alta qualidade e baixo custo de vida, forte parceria comercial com o Brasil, grande fluxo de capitais, escritórios de grandes empresas globais, mais de 100 voos semanais para diversos destinos e ainda portos marítimos, estações espaciais, estradas e ferrovias que a destacam na área de infraestrutura e logística.
Aviação, indústria aeroespacial e setor de defesa, biotecnologia, ciências da vida, informações, construção, serviços financeiros e logística e transportes são alguns dos setores considerados para investimentos no estado americano.
Segundo Spohr, para obter sucesso no mercado local americano, as empresas brasileiras devem ajustar-se ao ambiente de negócios no País, customizar produtos de acordo com as preferências dos clientes norte-americanos, apresentar histórico da qualidade dos produtos brasileiros, desenvolver uma presença online e construir relacionamentos com stakeholders locais.
"Antes de abrir um negócio na Florida, assim como nos outros 49 estados norte-americanos, é indicado fazer uma análise de mercado, identificar os principais hábitos de consumo, observar as questões culturais e elaborar um bom plano de negócios”, destaca Spohr. Ele acrescenta que o apoio de especialistas, como advogados e contadores, é essencial para definir o perfil jurídico da empresa a ser constituída e negociar benefícios com municípios e o estado.