Empresários brasileiros e americanos pedem aproximação entre Biden e Bolsonaro

19.02.2021 - Redação Jornal Exclusivo

Em comunicado conjunto, representantes do setor privado pedem que os presidentes do Brasil e Estados Unidos aprofundem as relações bilaterais. A carta, assinada por entidades como Câmara de Comércio Brasil e Estados Unidos (Amcham-Brasil), Confederação Nacional da Indústria (CNI), U.S. Chamber of Commerce (USCC), Conselho Empresarial Brasil-EUA, e Brazil-U.S. Business Council, foi enviada aos governos dos países no começo de fevereiro.

A expectativa da aproximação visa principalmente a restauração do comércio e investimentos mútuos aos patamares antes da crise causada pela pandemia em 2020, ressaltando também a importância da cooperação em relação à proteção ambiental.

Na carta, as entidades ressaltam a relevância do apoio dos Estados Unidos à adesão do Brasil à Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), além da implementação do recém-assinado Protocolo sobre Regras Comerciais e de Transparência. O documento aponta também a necessidade de estímulo aos trabalhos dos diálogos bilaterais por meio do Fórum de CEOs, Diálogo Comercial, ATEC, Fórum de Energia, Diálogo da Indústria de Defesa e Diálogo Ambiental, entre outros.

"Começamos este ano entusiasmados com as possibilidades para a relação bilateral. O setor empresarial segue pronto para trabalhar de maneira próxima com os líderes de ambas as nações de forma a assegurar que a parceria entre Brasil e Estados Unidos concretize seu vasto potencial", afirma trecho da carta.

Fluxo de comércio

No ano passado, o intercâmbio comercial entre Brasil e Estados Unidos registrou a pior marca em 11 anos, conforme dados apontados no Monitor do Comércio da Amcham-Brasil. O fluxo de comércio, que é a soma de exportações com importações, de US$ 45,6 bilhões, caiu 23,8% em relação a 2019 e foi o menor resultado deste a crise financeira de 2009.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.