Exportar é possível; leia a coluna desta semana

27.11.2020 - Luana Rodrigues

Embora para alguns setores a exportação ainda seja algo distante, no ramo coureiro-calçadista é uma realidade já consolidada. No entanto, dar o primeiro passo para se lançar no mercado internacional requer planejamento e estratégia. “O Brasil investiu muito em termos de sistemas, informatização e normatização, e o papel que a gente faz, enquanto assessoria e prestadora de serviço nesta área, é levar para as empresas o know-how e conhecimento que a gente tem, simplificando e mostrando para elas que é possível exportar, independente do tamanho da empresa”, avalia a diretora da Efficient Assessoria em Comércio Exterior, Ângela Passos.

Produto globalizado
Segundo Ângela, para vender e entregar em qualquer país é necessário ter um produto que o mercado e o mundo globalizado tenham demanda. Ela salienta ainda que o momento é de retomada nos negócios e, por isso, bastante propício para se investir na exportação. “Existe sim um novo cenário, muito facilitador hoje. Logicamente as questões culturais de cada país se mantém, e as questões logísticas também são de extrema importância. Então, quando se faz uma venda, seja ela para o mercado interno ou externo, todos os detalhes devem ser considerados. Mas existe sim um cenário muito atrativo para que esse comércio global aconteça.”

Projeção
Já para a Janete Muller, também diretora da Efficient Assessoria em Comércio Exterior, o próximo ano deve ser marcado por uma grande retomada na área de consumo, tanto no mercado interno quanto no mercado externo. “Considerando que a indústria nacional tem este know-how, tem capital humano, há grande possibilidade de se fazer um bom trabalho para os próximos anos”, projeta.

Logística
No que diz respeito à logística, Janete salienta a necessidade de um investimento maior do governo em relação à melhoria de infraestrutura, tanto de estradas quanto de portos. “A gente tem um Custo Brasil de exportação extremamente alto e deveria haver uma atenção maior do governo em relação a isso. Até porque a indústria coureiro-calçadista emprega muito e é interessante para o País que este setor se desenvolva. No entanto, é necessária a contrapartida do governo.”

O Conexão Exporta Brasil tem o patrocínio de Fimec 2021 e Master Soluções que Conectam. Conta ainda com o apoio de Efficient Comex, Kisafix, IBTeC e Top Shoes Brasil Group.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.