Dicas para as liquidações de verão 2022

21.01.2022

O ano vira e as liquidações começam! Não existe uma data certa para liquidar mas, particularmente, sou a favor das datas próximas ao fim do calor. Existe muita oportunidade de venda em janeiro e fevereiro, ainda é uma época de novidades. A principal intenção da liquidação de verão é tirar do estoque aqueles produtos que serão difíceis de vender no próximo ano. A curadoria é importante para o sucesso dessa ação. Foque em produtos marcantes e datados, tendências que estão caindo em desuso ou que não durarão mais um ano, estampas específicas de coleções atuais e cores chamativas. Observe também itens que não tiveram boa aceitação devido à usabilidade, modelagem e recortes. Nunca liquide os básicos que podem ser vendidos a qualquer ano.

O desconto é o principal atributo da liquidação. O interessante é avaliar peça por peça e dar um desconto individual. Se você sentir necessidade de dar um percentual menor, por exemplo, "toda loja com 30% off", evidencie uma condição de pagamento facilitada: pode ser um número maior de parcelas no cartão ou um desconto extra para pagamentos por pix ou transferência.

Nem sempre a liquidação ocorre em todos os produtos da loja. Se for um volume grande a ser liquidado, guarde os itens sem desconto para repor depois. Se o volume for pequeno, separe um setor da loja exclusivamente para a liquidação, de preferência, bem próximo à entrada. Use etiquetas coloridas tanto nas peças como nos expositores para sinalizar a porcentagem de desconto ou o valor final do produto. Abuse das mesas de exposição com sugestões de uso, combinando os produtos entre si. Essa estratégia, além de ensinar e ajudar o consumidor a ter ideias, incentiva a vender mais itens por cliente. Traga um clima alto astral na loja, bem verão, com música animada. A ambientação começa na vitrine, sinalizando a liquidação, selecionando produtos-desejo para que os passantes sejam instigados a entrar. Liquidações são ótimas oportunidades para gerar novos cadastros e novos clientes.

Para divulgar, comece a postar avisos sobre os descontos nas suas redes sociais uma semana antes. Durante a liquidação, o fluxo de clientes aumenta e é provável que não dê tempo de produzir conteúdo para postar o tempo todo, então se organize na semana anterior para tirar muitas fotos, com informações e dicas de como combinar. E fotos também da loja com a decoração e vitrine especiais para receber os clientes. Esse pequeno estoque de conteúdo vai permitir que as postagens sigam normalmente, mesmo na correria.

Uma maneira estratégica para aquecer as vendas é fazer uma live shop na véspera de começar a liquidação. Tenha benefícios para quem estiver acompanhando ao vivo, como sorteio de vale-compras. Já para quem comprar durante a live, faça algum brinde mesmo que seja simples ou tenha algum benefício extra, como descontos maiores. Essa ação que dura de uma a duas horas pode gerar volume de vendas correspondente a um dia, mostrando os produtos para várias clientes ao mesmo tempo. Na live não se mostra todos os produtos, o que deixa as clientes com vontade de visitar a loja durante a liquidação.

Com uma boa curadoria de produtos, loja física preparada e divulgação bem planejada e executada, a liquidação da tua loja tem tudo para ser sucesso! Boas vendas!

Priscila Marocco

Priscila Marocco - Visual merchandiser, vitrinista e estrategista de varejo. Graduanda em design de moda. Trabalha há 17 anos dentro de lojas físicas, todos os dias. Diretora criativa na 220v Visual Merchandising e Consultoria.

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