Transformando contatos em vendas! Como melhorar o atendimento on-line

18.05.2021

Pensando como consumidor, quantas vezes você já mandou mensagem para uma loja no Instagram, eles visualizam e não respondem? Ou, pior: respondem da forma mais fria possível e, ainda, orientam a falar pelo WhatsApp, passam o número, você chama e demoram horas pra responder. Sinal vermelho acionado! Como lojista que usa as redes sociais - e outras ferramentas da internet - para divulgar o seu negócio, é sua obrigação manter um bom atendimento on-line. Não faz sentido despertar desejo no consumidor se não estiver disponível para dar retorno.

No mundo virtual, relacionamento é a palavra-chave dos negócios que prosperam. Não respondeu? Não respondeu de um jeito legal? Em menos de um minuto o cliente chama a próxima loja. Separei algumas soluções que podem trazer mais clareza sobre o que fazer para parar de perder vendas e clientes!

Facilite a experiência do usuário
Se a pessoa entrou em contato pelo Instagram, responda pelo Instagram. Não tente levá-lo para o WhatsApp, pedir para mandar e-mail ou fazer uma ligação sem antes ter uma boa conversa inicial. Se você oferta um produto por um canal, você deve dar o retorno ágil por ali mesmo. A ideia é encurtar o caminho para a venda e não dificultá-lo.

Amplie os pontos de contato
Direcione para o WhatsApp pelo link da bio do seu perfil, escreva o número de telefone da loja nas assinaturas dos post e crie um destaque com todas as formas de contato. Sinalize e deixe claro para o possível cliente onde e como ele pode falar com você.

Dê retorno de maneira ágil
Na internet, tempo é literalmente dinheiro. Alguns minutos ou horas de atraso para responder podem ser fatais num processo de compra. Esteja disponível dentro da sua possibilidade e realidade, mas procure encaixar os retornos na sua rotina como uma prioridade. Se você não tem tempo para dedicar aos e-mails ou directs, peça ajuda para alguém da equipe ou faça rodízio nos atendimentos on-line como faz na loja física: cada vendedor tem sua vez. Não deixe de vender mais por conta de organização.

Cause uma boa “primeira impressão” e forneça o máximo de informações possível
Seja gentil e prestativo, fazendo uma saudação inicial, chamando a pessoa pelo nome, agradecendo o contato e identificando-se. Responda o que foi perguntado e inclua informações curtas que sejam complementares e encerre a conversa com uma pergunta, o que gera oportunidade da conversa continuar.

Na prática, como fazer?
Usando como exemplo o caso de um consumidor responder um story perguntando se tem o produto em outra cor, o retorno da loja pode ser assim: “Bom dia Maria, tudo bem? Obrigada pelo teu contato. Aqui é a vendedora Ana. Temos esse item nessa única cor. Me conta que cores tu simpatiza? Posso te mandar fotos de produtos similares por aqui ou pelo WhatsApp.”

Lembre-se que você está vendendo e não guardando um segredo
Sem “charminho” na hora de passar o preço. Se o potencial cliente perguntou o preço de um item, passe logo. A demora ou a dificuldade em saber o preço de um produto físico pode fazê-lo desistir da compra. Se for um item de maior preço, fale também todas as informações que agregam valor ao produto.

Todo o trabalho da produção de fotos e conteúdos para redes sociais direciona os seguidores para o atendimento on-line. É nessa hora que o interesse pode virar venda. Receba essas pessoas com excelência, atenção e carinho e transforme-os em clientes apaixonados por sua marca!

Foto: Divulgação

Priscila Marocco

Priscila Marocco - Visual merchandiser, vitrinista e estrategista de varejo. Graduanda em design de moda. Trabalha há 17 anos dentro de lojas físicas, todos os dias. Diretora criativa na 220v Visual Merchandising e Consultoria.

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