O Dia das Mães é uma das datas mais comemoradas. Ela é especial para todos: como consumidores, pela afetividade, e também para o varejo, porque é uma oportunidade para ajudar clientes na missão de fazer um carinho a quem se ama.
Assim como no ano passado, a data acontece em isolamento social, mudando a dinâmica de celebrações. Demonstrar o amor através de um bem material é a ferramenta que será utilizada por todos que gostariam de estar perto e não podem. Nessa situação, cada detalhe importa.
Ao pensar na sua campanha, lembre-se de utilizar um tom de proximidade na comunicação, de maneira humanizada e contando histórias que encantam e emocionam. Campanhas que possuem apelo emocional, somado ao benefício financeiro, são mais eficazes. Palavras como mãe e mamãe no enunciado, potencializam o desempenho.
Para a maioria das pessoas, a imagem de mãe é automaticamente atrelada a um sentimento positivo, capaz de criar um vínculo emocional. E como nossas respostas emocionais são as primeiras a serem ativadas, elas ajudam a criar aquela boa primeira impressão sobre a mensagem.
As categorias de moda e cosméticos, incluindo os calçados, são as principais na intenção de compra dos consumidores. Muitas pessoas estão tendo o primeiro contato com o e-commerce e aprendendo a comprar on-line. Ajude essas pessoas a escolher o produto ideal. Vale dar dicas sobre como não errar na escolha, dar informações sobre os atributos daquele item e explorar comunicações complementares que possam ser relevantes para seleção e escolha.
Outro fator que facilita na hora da compra é selecionar itens por faixas de preço. Ajude o cliente na escolha de itens de qualidade: independente do valor investido é uma boa forma de gerar engajamento, satisfação e aumentar as chances de que a compra seja finalizada na sua loja. Faça conteúdos sugerindo os melhores itens de uma determinada faixa e crie páginas especiais para cada grupo dentro do e-commerce, ou araras e exposições especiais dentro da loja física.
A experiência do contato pessoal e do auxílio de um especialista na escolha e compra de um presente, comum e indispensável nas lojas físicas, pode ser replicada nos ambientes virtuais. Direcione as pessoas para o contato direto com os vendedores via plataformas de atendimento ou WhatsApp, por exemplo, onde poderão ter suporte e receber sugestões de produtos mais adequados às suas necessidades.
Mais que uma compra, ofereça um presente completo. Capriche na oferta de serviços adicionais como: pacotes e embrulhos para presente personalizados para a data, cartão com mensagens, entrega especial. Não esqueça que nem sempre quem comprou é a mesma pessoa que vai receber o produto. O ideal é que o pedido venha acompanhado de informações sobre troca ou devolução, por exemplo.
Todo esse cuidado é uma forma de demonstrar que sua marca ou loja entende e se preocupa com o valor sentimental envolvido na compra do item, além de ajudar seu cliente a proporcionar um momento ainda mais especial para quem ele ama, criando uma experiência de compra inesquecível.