Como preparar sua loja para a Black Friday

16.10.2020

Estamos nas vésperas de uma das datas de maior intenção de compra do ano: a Black Friday. Novembro, que antes representava um momento de retenção de gastos para aguardar as compras de Natal, agora para muitos negócios é o melhor mês de vendas do ano.

Mesmo que a origem da data seja estrangeira, no Brasil o comércio se beneficia pelo fato dos consumidores terem recém recebido a primeira parcela do décimo, tornando a possibilidade de vendas ainda maior. Tão grande quanto a intenção de compra, é a concorrência e, por isso, é necessário que os lojistas se foquem em montar grandes estratégias para esse evento, que nesta ano acontece no dia 27.

Por se tratar de uma data com foco em grandes descontos e negócios vantajosos para o consumidor, os preços competitivos são o fator mais relevante na hora de escolher onde comprar. Outro ponto que merece atenção é que muitas pessoas deixam pra realizar pequenos sonhos com precinhos acessíveis na Black Friday, então aproveite a data como a maior oportunidade do ano pra dar vazão a produtos empacados no estoque, mas lembre-se de ter no mix alguns itens altamente desejados pelo teu público e use-os como “iscas” para atraí-los até a loja.

Não tenha pena de dar bons descontos! Melhor trabalhar uma gama menor de produtos com descontos consideráveis, do que mais produtos com descontos mornos. Prepare a loja para receber os consumidores e não perder oportunidades. O espaço precisa colaborar com a execução das vendas.

Foto: Divulgação
Monte uma vitrine que chame a atenção, seja por elementos vistosos ou por instigar a curiosidade dele pra entrar na loja, com uma vitrine mais tapada ou sem produtos.

Dentro da loja, o cliente deve conseguir enxergar quais são todas as opções disponíveis do produto de forma rápida e clara. Em muitos momentos, devido ao grande fluxo de pessoas, os vendedores não irão conseguir atender a todos e os clientes também não irão esperar atendimento ou peças vindas do estoque. Aqui é válido expor por linhas e tamanhos.

Dica: lojas de calçados podem setorizar pela numeração disponível e lojas de roupas devem evitar produtos dobrados.

Foto: Divulgação
Se o desconto for muito potente, vale agrupar as peças por percentual de desconto ou por preço. A sinalização do expositor é importante e chama a atenção, mas todos os produtos precisam de etiquetas individuais. Uma dica relevante é optar por usar etiquetas com “De R$X por R$Y” e não com percentual. Pois o cliente tem a informação mais clara e não depende de calculadora ou de simular contas de cabeça, o que pode se tornar uma objeção.

Foto: Divulgação
Aproveite a data para fazer novos clientes, pegue pelo menos o telefone e e-mail daqueles que estão entrando na loja pela primeira vez. Para os clientes fiéis, tenha algum benefício, como uma pré-venda ou condição de pagamento facilitada.

Trabalhe uma boa curadoria de produtos, capriche nos descontos, turbine o marketing, organize seu espaço e prepare-se para vender muito na Black Friday!

Priscila Marocco

Priscila Marocco - Visual merchandiser, vitrinista e estrategista de varejo. Graduanda em design de moda. Trabalha há 17 anos dentro de lojas físicas, todos os dias. Diretora criativa na 220v Visual Merchandising e Consultoria.

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