Seu negócio nunca esteve tão ameaçado

08.03.2018

Recentemente, tivemos a grata notícia que mais uma startup brasileira entrou na lista das chamadas empresas unicórnios. Depois de nova rodada de investimento, o Nubank foi avaliado em mais de 1 bilhão de dólares. Um marco importante para todo mercado de fintechs no Brasil.

O Nubank é um caso importante que retrata a mudança que muitos mercados estão enfrentando. A chamada digitalização da economia permite que uma empresa que opera exclusivamente no modelo on-line possa conquistar mais de 13 milhões de clientes em quatro anos em um mercado dominado por players gigantes há muito tempo. A tendência da digitalização e transformação digital dos negócios é um caminho sem volta que também impactará o mercado de calçados no mundo.

Os programas de inovação no setor têm buscado inovações incrementais e atingido sucesso nesse sentido. Novos produtos têm sido lançados, materiais e processos com melhor desempenho também. Novos equipamentos e processo mais automatizados estão sendo incorporados gradualmente. Entretanto, o setor parece ainda não ter despertado para construir uma nova indústria em que a inovação é o motor de desenvolvimento.

Novos modelos de negócios e tecnologias disruptivas parecem elementos muito distantes da maioria dos empresários. Para fazer projetos radicais é preciso clareza do que se está buscando e aceitar os riscos inerentes. Algumas estratégias de sucesso de outras indústrias podem servir de inspiração para o setor.

A primeira é ter pessoas dedicadas para isso. Digo 100% dedicadas, alocando seu tempo integralmente no desenvolvimento das iniciativas inovadoras radicais. Uma das grandes dificuldades é a falta de execução de projetos que rompem com os modelos vigentes. Deixar para inovar quando sobra tempo na agenda significa pouca inovação na prática.

A segunda inspiração é a conexão organizada com startups de tecnologia. Muitas vezes é preciso buscar fora das fronteiras das empresas as respostas. O ecossistema brasileiro de empreendedorismo tem produzido mais e melhores startups para resolver problemas importantes do setor ou mesmo testar novos modelos de venda e experiência dos consumidores.

A nova economia trará muitas mudanças para a economia mundial. Se nos anteciparmos poderemos capturar as oportunidades dessa nova era. Fazendo isso de maneira organizada, nossas chances de sucesso serão muito maiores.

Felipe Ost Scherer

Felipe Ost Scherer é sócio-fundador da Innoscience Consultoria em Gestão da Inovação. Mestre em Administração de Empresas pela UFRGS, consultor empresarial, palestrante e professor na ESPM/SUL. Autor dos livros Gestão da Inovação na Prática, Práticas dos Inovadores e O Time dos Sonhos da Inovação. Também é mentor de inovação na Endeavor Brasil. Contato: felipe@innoscience.com.br.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.