Alpargatas vende marcas Topper e Rainha

03.11.2015 - Redação Jornal Exclusivo

A Alpargatas SA, com o objetivo de aumentar o foco da companhia em seus negócios mais estratégicos, assinou na manhã desta terça-feira, dia 3, com um grupo de investidores liderados pelo empresário Carlos Wizard Martins, um contrato de compra e venda para a alienação de 100% da unidade de negócios que compreenderá a totalidade das operações relacionadas às marcas Topper no Brasil e Rainha no Brasil e no mundo; um acordo de compra e venda para a alienação de 20% da unidade de negócios que compreenderá a totalidade das operações relacionadas à marca Topper na Argentina e no mundo (exceto Estados Unidos e China); e, também, um acordo de licenciamento de uso da marca com Alpargatas para que os compradores possam utilizar a marca Topper por período de até 15 anos, nos Estados Unidos e na China.



Topper e Rainha são marcas de grande prestígio, reconhecidas pela profunda identidade com esportes na América Latina. A Topper é líder no mercado de artigos esportivos na Argentina e líder em seu segmento no Brasil e Rainha possui um histórico de 10 anos como marca “Top of Mind” no Brasil.



“Após passarem por um processo de turnaround bem sucedido, os negócios de Topper e Rainha atingiram seus limites de expansão dentro da estrutura da Alpargatas, porém alcançaram um patamar em que apresentam grande potencial para prosperar, desde que com modelos de negócios mais adequados às necessidades das marcas”, diz o diretor-presidente da Alpargatas, Márcio Utsch.



Essa transação permitirá à Alpargatas concentrar cada vez mais esforços nas suas principais rotas de crescimento, reduzir a necessidade de investimentos industriais e racionalizar as despesas administrativas, melhorando as margens e o caixa da Companhia.



“No Brasil, as fábricas não fazem parte da transação, mas continuarão produzindo calçados Topper e Rainha para os compradores por um período de até 24 meses, tempo em que gradualmente aumentaremos a produção local de Mizuno e a produção de calçados “soul collection” de Havaianas, mitigando tanto a necessidade de expandir capacidade quanto a ociosidade da produção. Nossas rotas de desenvolvimento estão baseadas no crescimento de volume e rentabilidade de sandálias no Brasil, na consolidação da marca Havaianas para novos mercados, categorias e também no varejo de lojas exclusivas, no aumento de rentabilidade e expansão de Mizuno no Brasil e na América Latina e no desenvolvimento e consolidação da Osklen no segmento feminino e no exterior. Esses são os negócios que receberão ‘120%’ dos recursos disponíveis no Brasil”, completa Utsch.





A Alpargatas já estava buscando um movimento estratégico para os negócios de Topper e Rainha há algum tempo, mas decidiu realizar uma transação somente após identificar o parceiro adequado. Os compradores, liderados por Carlos Wizard, empresário brasileiro altamente reconhecido por seu empreendedorismo, competência, extensa habilidade de gestão e perfil inovador, terão o desafio de conduzir as marcas Topper e Rainha a um novo ciclo de crescimento. 



“As aquisições da Topper e Rainha são estratégicas devido ao seu posicionamento de liderança no mercado brasileiro. Como investidores, temos buscado negócios que além de serem rentáveis e com alto potencial crescimento, geram bem estar e “saudabilidade”. Essa visão de mercado nos levou à aquisição da rede Mundo Verde que fornece produtos naturais e saudáveis e o setor esportivo faz parte de nossa estratégia global”, afirma Carlos Wizard, fundador do Grupo Sforza.

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