adidas cria tênis a partir de lixo reciclado do mar

08.07.2015 - Redação Jornal Exclusivo

Em parceria com a Organização Não-Governamental (ONG) Parley for The Oceans, a adidas apresentou o primeiro tênis feito da reciclagem de lixo e resíduos plásticos retirados do fundo do mar. Sendo assim, a multinacional esportiva alemã se tornou a primeira marca a criar um calçado premium feito inteiramento de fios e filamentos recuperados e reciclados a partir de resíduos dos mares, tais como redes de pesca ilegais.



O tênis foi apresentado no dia 29 de junho, durante encontro sobre mudanças climáticas, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque (Estados Unidos). O calçado é o primeiro protótipo da parceria entre a adidas e a Parley for The Ocean. Ainda neste ano, mais alternativas e produtos de plástico retirado dos oceanos, resultantes do projeto entre a multinacional e a ONG, devem ser revelados. “Essa colaboração, entre outras, acelerará a criação de produtos inovadores e a integração de materiais fabricados a partir do uso de resíduos plásticos dos oceanos na oferta de produtos da marca adidas a partir de 2016”, diz o integrante do conselho executivo do Grupo adidas para marcas globais, Eric Liedtke.





A Parley for The Oceans é uma ONG criada para discutir e criar alternativas que levem a conscientização sobre o estado desastroso dos oceanos e colaborar em projetos que ajudem a protegê-los e conservá-los. Como membro fundador, a adidas apoia a organização e seu Ocean Plastic Program, que luta contra a poluição dos oceanos.



Futuro da indústria



A parceria entre adidas e Parley for The Oceans está fundamentada em três pilares (comunicação e educação, pesquisa e inovação e ações diretas contra a poluição dos oceanos por resíduos plásticos). O desenvolvimento do tênis com resíduos dos oceanos é um exemplo de abordagem da marca esportiva em relação à inovação com base em projetos abertos, cujo objetivo é colaboração, busca de financiamento coletivo para iniciativas sustentáveis e construção conjunta do futuro da indústria.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

MAIS LIDAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.