Fabricante de calçados demite 180 funcionários no Rio Grande do Sul
A Calçados Jacob (Sapiranga/RS), fabricante e detentora de marca de calçados masculinos Kildare, demitiu, na manhã desta segunda-feira (4), 180 funcionários de sua fábrica na cidade de Cachoeira do Sul, na região central do Rio Grande do Sul. A informação foi confirmada ao Exclusivo, no começo da tarde, pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria do Calçado e Vestuário de Cachoeira do Sul, Roberto Bastos.
Segundo o dirigente sindical, as duas esteiras da fábrica seguiam paradas há alguns dias e, nos últimos meses, quando estavam em funcionamento, não atingiam nem a metade da capacidade produtiva da unidade fabril que é de 2,2 mil pares de calçados por dia.
Bastos informa que o pagamento dos salários dos 180 colaboradores seguia em dia, porém, os depósitos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) estão atrasados.
A calçadista irá manter nove trabalhadores gestantes, que seguirão trabalhando em Cachoeira do Sul, mas agora vinculadas à matriz da empresa, em Sapiranga, no Vale do Sinos. Não há informação de por quanto tempo estas colaboradoras serão mantidas.
Possível fechamento da fábrica
O dirigente não confirmou a informações de que a unidade da Calçados Jacob em Cachoeira do Sul retomaria a produção a partir de março de 2024 ou que seria fechada. No entanto, ele informa que já há o interesse de outras duas empresas em se instalar no pavilhão que é cedido pela Prefeitura de Cachoeira do Sul e de também absorver a mão de obra dos trabalhadores que foram desligados nesta segunda-feira.
O Exclusivo entrou em contato com a Calçados Jacob e até a publicação deste conteúdo não havia recebido um posicionamento da calçadista. Assim que houver alguma manifestação da empresa, a matéria será atualizada.
Novos donos
No começo deste ano, a Calçados Jacob, fundada há 94 anos em Novo Hamburgo/RS, foi adquirida pela Dream Indústria e Comércio, empresa de equipamentos para fitness. Na oportunidade, os novos donos confirmaram a transferência da sede administrativa da calçadista para Sapiranga assim como a manutenção das operações fabris em Cachoeira do Sul e Maratá/RS, no Vale do Caí. Os 200 empregos diretos gerados pelas duas fábricas também seriam mantidos.
No ano passado, a empresa chegou a retomar as atividades na unidade produtiva de Maratá.
A Jacob atua no Brasil e em outros 30 países. As exportações respondem por até 30% dos negócios. Na unidade fabril de Cachoeira do Sul eram produzidos calçados da Kildare e de uma outra marca licenciada.
Share this content:
Publicar comentário