×

BFSHOW: um novo cenário para o setor de calçados

BFSHOW: um novo cenário para o setor de calçados

A tão aguardada Brazilian Footwear Show (BFSHOW) está prestes a se tornar uma realidade para o setor calçadista brasileiro. De 21 a 23 de novembro ocorre a primeira edição da Feira do Calçado Brasileiro, no Centro de Eventos Fiergs, em Porto Alegre/RS. Com realização da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e organização da NürnbergMesse Brasil, o evento surgiu a partir de uma demanda da maior parte dos associados, refletindo uma tendência mundial presente nas principais feiras internacionais, como a Micam Milano, na Itália, promovida pela associação de calçadistas da Itália (Assocalzaturici).

Conforme o presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira, a feira materializa a união do setor calçadista nacional em torno da ideia de ter uma mostra de nível internacional que coloque o Brasil em lugar de destaque. “A BFSHOW é um sonho coletivo, uma feira que nasceu da mão das empresas e é totalmente orientada para negócios. O dono da BFSHOW é o mercado. Estamos tirando do papel um sonho antigo e que mudará definitivamente o modelo de feiras comerciais que temos no País”, comenta o executivo.

Além de toda a estrutura, pensada para receber fabricantes e lojistas, a BFSHOW conta com uma importante estratégia: a parceria com 16 sindicatos calçadistas do Brasil. Para o CEO da NürnbergMesse Brasil, João Paulo Picolo, a união com relevantes polos calçadistas do país sinaliza que o evento está no caminho certo para se tornar um marco nas feiras comerciais do setor. “Tenho convicção de que toda essa rede de apoio histórica criada em torno da feira será um impulso a mais para o evento, que reúne empresas de mais de 70% dos polos calçadistas brasileiros, de todos os segmentos e nichos”, estima.

Projeção internacional

Além dos principais grupos do varejo brasileiro, a BFSHOW tem confirmada a presença de mais de 150 importadores de alguns dos principais players de calçados do mundo. Um dos importadores confirmados na feira é Carlos Alberto Londoño, do Grulla y Wellco, da Colômbia. “Para a nossa companhia é muito importante acompanhar a evolução da indústria calçadista brasileira por meio da BFSHOW. Esperamos encontrar grandes marcas e chegar a bons negócios para integrar cada vez mais os mercados brasileiro e colombiano”, projeta o comprador. O grupo é um dos principais no e-commerce colombiano.

O grupo Ne Lochlan, distribuidor de calçados na Costa Rica, vem ao Brasil buscar calçados esportivos, infantis, masculinos e femininos. O presidente da empresa, Alejandro Venegas Benito, destaca que estar na feira é muito relevante, especialmente para fortalecer o relacionamento com marcas brasileiras com as quais já trabalha e também conhecer novos produtos e opções. “Outro fato importante é a grande presença de compradores internacionais, pois a troca de experiências entre os mercados é muito valiosa.” 

Indústria calçadista em expansão

Para a realização da BFSHOW, a ApexBrasil uniu esforços com a Abicalçados e com a NürnbergMesse Brasil para trazer mais de 150 compradores de mais de 100 grupos provenientes de 29 países. É um marco histórico e que foi possível graças à união de expertises dos três players.

A diretora de Negócios da ApexBrasil, Ana Repezza, ressalta que o Brazilian Footwear, programa realizado pela Abicalçados que conta com o apoio da Agência, apoia 312 empresas brasileiras presentes em todas as regiões do País e que na BFSHOW não poderia ser diferente. “Estaremos unidas novamente, como é desde o ano 2000, quando assinamos o primeiro convênio que deu origem ao Brazilian Footwear. Estamos muito honrados em participar ativamente da primeira edição da BFSHOW, propiciando a vinda de compradores e formadores de opinião internacionais”, comenta a diretora, destacando a força do setor calçadista brasileiro, que produz anualmente mais de 850 milhões de pares, dos quais exporta cerca de 15% para mais de 170 países.

Já estão confirmados na BFSHOW compradores dos mercados da Argentina, África do Sul, Austrália, Bolívia, Canadá, Chile, Chipre, Colômbia, Costa Rica, Egito, Emirados Árabes Unidos, Equador, Espanha, Estados Unidos, Guatemala, Kuwait, Líbia, Moçambique, Nova Zelândia, Panamá, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, Rússia, Reino Unido, República Dominicana, Tanzânia e Uruguai. Além disso, a presença de sete jornalistas e cinco influenciadores internacionais, provenientes de países como Argentina, Colômbia, Espanha e Itália, promete amplificar a visibilidade global do evento.

Parcerias representativas de sucesso

Além do suporte específico para a internacionalização da BFSHOW, a feira conta com importantes parceiros para sua realização, como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que promove a conexão com o setor, fomentando negócios, inovação e a troca de conhecimento entre os players da moda nacional.

Sendo a Abicalçados a instituição mais representativa na indústria calçadista, a gestora de Moda do Sebrae Nacional, Adriana Menegaz, acredita que o segmento é importante para a atuação técnica do Sebrae Nacional e seu ecossistema. “Com a feira, o Sebrae afirma seu compromisso em fomentar o crescimento do setor calçadista, além de se aproximar mais e promover a conexão entre empresários, incentivando a inovação e facilitando o intercâmbio de conhecimento”, destaca.

Conforme Adriana, a parceria é positiva para ambas as entidades: “A marca Sebrae agrega valor significativo à feira, conferindo-lhe maior visibilidade e credibilidade, o que beneficia tanto os expositores quanto os visitantes, visto o incentivo à participação de empreendedores inovadores, estimulando a criatividade e o desenvolvimento de soluções diferenciadas no setor.” 

Saiba mais:

@bhshowoficial
www.bfshow.com.br/visitante

Share this content:

Publicar comentário