Abordagens importantes para a competitividade

04.06.2018

Recentemente, participei de um seminário voltado para a competitividade na cadeia do calçado e as principais palavras-chave do evento foram integração, inovação e sustentabilidade. Foram diversas apresentações de cases locais, todos muito interessantes. O mais interessante foi ver ótimos exemplos de conexão estratégica dos temas e os resultados práticos.

Integração é uma palavra importante nesse contexto. A concorrência não se dá exclusivamente de empresa para empresa, mas sim entre as cadeias de valor. Na prática, não basta minha empresa isoladamente ser eficiente e bem organizada. O resultado final é a soma dos elos e o quanto eles adicionam valor ao produto/serviço oferecido.

Nesse sentido, a integração entre os agentes da cadeia traz ganhos para todos os envolvidos. A colaboração entre fornecedores e clientes gera os chamados ganhos relacionais – ou seja, juntos, conseguem criar valor maior do que a soma do que seria gerado individualmente. Por exemplo: a gestão integrada de estoque traz reduções de custos, melhorando as margens e a competitividade da empresa.

Falando em inovação, podemos conectar diretamente com o tema. Muito temos ouvido falar sobre inovação aberta, co-criação e outras ações de desenvolvimento conjunto, envolvendo fornecedores, clientes, universidades e start ups.

Ao realizar o desenvolvimento conjunto de produtos, serviços e processos, poderemos ter resultados superiores no que diz respeito a prazos de projeto, compartilhamento de riscos, maior assertividade e custo final. Cabe ainda mencionar que hoje é muito difícil termos internalizado na empresa todo o conhecimento e tecnologias necessárias para desenvolvimentos realmente inovadores. Acessar o estado da arte dos conhecimentos e novas maneiras de resolver os problemas antigos são também benefícios dessa abordagem.

Finalmente, o tema sustentabilidade foi abordado com uma visão estratégica. Não só no clichê com o foco ambiental, mas também como um direcionador que impacta o desempenho e a competitividade da empresa. Essa abordagem pode trazer reduções de custo e produtos superiores, promovendo crescimento ao negócio como um todo. Os diferentes pilares da sustentabilidade devem caminhar juntos para realmente se traduzirem em competitividade.

Felipe Ost Scherer

Felipe Ost Scherer scio-fundador da Innoscience Consultoria em Gesto da Inovao. Mestre em Administrao de Empresas pela UFRGS, consultor empresarial, palestrante e professor na ESPM/SUL. Autor dos livros Gesto da Inovao na Prtica, Prticas dos Inovadores e O Time dos Sonhos da Inovao. Tambm mentor de inovao na Endeavor Brasil. Contato: felipe@innoscience.com.br.

VEJA TAMBM...

Seu negcio nunca esteve to ameaado

08.03.2018
Recentemente, tivemos a grata notícia que mais uma startup brasileira entrou na lista das chamadas empresas unicórnios. Depois de nova rodada de investimento, o Nubank foi avaliado em mais de 1 bilhão de dólares. Um marco importante para todo mercado de fintechs no Brasil. O Nubank é um caso importante que retrata a mudança que muitos mercados estão enfrentando. A chamada digitalização da economia permite que uma empresa que opera exclusivamente no modelo on-line possa conquistar mais de 13 milhões de clientes em quatro anos em um mercado dominado por players gigantes há muito tempo. A tendência da digitalização e transformação digital dos negócios é um caminho sem volta que também impactará o mercado de calçados no mundo. Os programas de inovação no setor têm...

Aproveite para transformar 2018 no ano da inovao

29.01.2018
Tenho conversado com empresários e gestores de diferentes setores da economia sobre as perspectivas para esse ano que recém começou. De maneira geral, há otimismo sobre um início de recuperação mais intensa da economia. O mercado financeiro vem aumentando as previsões de crescimento do Produto Interno Bruto para 2018 e revisando o índice de inflação para patamares bastante baixos. Poderia ainda citar outros indicadores importantes que impactam os negócios como a taxa de câmbio e resultado da balança comercial mas gostaria de trazer outra perspectiva importante que impacta os negócios: a estratégia adotada pela empresa em seu mercado. Não há dúvida que os fatores macroeconômicos impactam os negócios e o desempenho das empresas, mas há também diversos fatores que...

AGENDA

+ VEJA MAIS

LTIMAS NOTCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.