As recorrentes frentes frias que atingem o País, principalmente no Sudeste e Centro-Oeste, têm elevado o desempenho das vendas de vestuário e artigos de inverno. É o que revela a enquete da Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX), que representa 110 marcas do varejo de moda do Brasil.
Segundo o diretor-executivo da ABVTEX, Eduardo Lima, enquanto que nos últimos anos as varejistas anteciparam as liquidações da coleção de outono-inverno ainda em maio, para melhor gestão do estoque, este ano será diferente diante da demanda aquecida. “A alta nas vendas registrada em abril, se mantém com as baixas temperaturas e em combinação com as datas comemorativas, o que fez com que os presentes do Dia das Mães e do Dia dos Namorados privilegiassem os itens de inverno”, observa Lima.
Na enquete feita pela ABVTEX, as vendas de maio/22 em relação ao mês anterior (abril/22) foram superiores para 94% das redes de varejo consultadas. No comparativo com o mesmo período do ano passado (maio/21), 100% das marcas apontaram desempenho melhor.
O fato de que os dias mais frios coincidiram com datas comemorativas importantes, como o Dia das Mães e o Dia dos Namorados, evidencia o resultado da enquete junto aos varejistas de moda em que 94% confirmam o desempenho melhor das vendas no Dia dos Namorados, tanto na comparação com a mesma data em 2021, quanto em 2019 (o ano de 2020 não é base comparativa devido ao fechamento do comércio por conta da pandemia).
Lima sinaliza que houve crescimento no primeiro trimestre do ano e que o fechamento das vendas do primeiro semestre deve ser positivo para o setor. “Neste sentido, o varejo espera manter este desempenho no segundo semestre mesmo diante de pontos de atenção, como os impactos de abastecimento na cadeia produtiva devido aos custos logísticos e de matéria-prima, a inflação e aumento da taxa de juros.”
Ele aponta ainda outra variável do segundo semestre. “Temos a Copa do Mundo ocorrendo no fim do ano, cujos dias de jogos – em que há circulação reduzida de pessoas – se mesclam com um período importante para o varejo, que é a Black Friday”.