Quatro dicas para vender mais pela Internet

31.03.2022 -

Ao longo de 2021 os brasileiros movimentaram algo em torno de R$ 6,3 bilhões no varejo virtual e a previsão é de novo crescimento para este ano, aponta levantamento da All iN e Social Miner, especializadas em comportamento do público consumidor na Internet. Só que, ao contrário da loja física, ter preços atrativos já não é mais garantia de bons resultados.

A dica é encantar o cliente em todas as etapas da jornada de compra, resume Thiago Coelho, CEO da Omnik, que ajuda a transformar e-commerces para marketplaces. "Uma experiência marcante começa no primeiro contato do cliente com a marca e vai até o pós-venda. Toda interação importa para oferecer uma experiência completa e vantagens de compra, o que fará a diferença para o negócio", explica.

Coelho preparou quatro dicas para marketplaces:

1 - A primeira delas é focar na experiência do cliente. O lojista deve se informar sobre como foi determinada campanha ou vendas daquela mesma época do ano, conferindo desde itens mais vendidos até as principais queixas dos clientes. "Para proporcionar uma experiência positiva, o marketplace precisa conhecer seus clientes e fazer o melhor uso dos dados levantados a favor do negócio. É preciso analisar as dores e as necessidades dos consumidores e, com essas informações, identificar o que os clientes buscam e como agradá-los", explica.

2 - Outra dica é oferecer ofertas realmente boas. Ocasiões como a Semana do Consumidor, em março, e a Páscoa, em abril, devem ser aproveitadas para levar ao cliente bons produtos e descontos. Ele quer ser surpreendido. "Você pode, por exemplo, analisar as regiões em que consegue proporcionar frete grátis. Também pode identificar os itens relevantes para uma estratégia desse tipo", resume.
Outra dica é estudar a margem de lucro sobre cada produto, assim os valores são ajustados de forma assertiva. "Se o seu marketplace não der descontos realmente bons, corre o risco de perder credibilidade. Há vários aplicativos que ajudam o cliente a identificar falsos abatimentos de preços. Evite prejuízos e reclamações no Procon e na internet", orienta o executivo.

3 - A terceira dica é manter análise permanente do estoque, afinal os marketplaces recebem muitos pedidos em datas sazonais. "Cheque com antecedência as quantidades e variedades dos itens. Dessa maneira, você impede que o marketplace venda produtos que não estão disponíveis e evita prejuízos para o negócio e para o usuário. É um diferencial e tanto ter produtos em estoque com preços baixos", aponta Thiago.

4 - Por fim, atenção para a estrutura que suporte oscilações no volume de vendas. "É preciso contar com o apoio de plataformas que dão suporte às vendas, como um sistema de gestão ERP e um hub de integração com marketplaces. Além disso, faça simulações para conferir se a plataforma funciona bem com um tráfego mais intenso. Em datas especiais, o site precisa estar sincronizado e rodando sem falhas”, adverte.

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