Varejista brasileira de calçados é adquirida por grupo sul-africano

07.02.2022 - Redação Jornal Exclusivo

Foto: Grupo Avenida/Divulgação
Grupo Avenida buscava opção de capitalização para executar seu plano de crescimento
O Grupo Avenida (Cuiabá/MT), considerada a maior rede de varejo de moda do centro-norte brasileiro e uma das dez maiores do País, foi adquirido pela Pepkor Holdings, principal varejista de vestuário da África do Sul. A companhia sul-africana comprou toda a participação acionária que pertencia à Kinea Private Equity. A transação também envolveu a aquisição de parte da participação da família Caseli, fundadora da empresa cuibana, que permanecerá como sócia e seguirá à frente do negócio juntamente com os atuais executivos e os novos sócios africanos. A transação foi efetivada no dia 3 de fevereiro.

Em nota, o Grupo Avenida informa que a aquisição da companhia pela Pepkor permitirá que a empresa entre em uma nova fase de crescimento. "Passamos a integrar um dos maiores grupos de varejo do mundo e vamos nos beneficiar das sinergias operacionais com as áreas de sourcing (canal de fornecimento, em português) internacional e de operação de lojas, além do fortalecimento da estrutura de capital", destaca o comunicado.

O Grupo Avenida buscava opções de capitalização para executar o plano de crescimento dos próximos anos, objetivando alcançar a liderança de mercado, inclusive com pretensão de oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês). "Mas a melhor opção entre as negociações internacionais foi a Pepkor", diz a nota da varejista brasileira.

Estruturas operacionais

A empresa cuibana conta com duas redes, sendo 110 unidades da Lojas Avenida e 20 da Giovanna Calçados, distribuídas em 11 estados.

A Pepkor Holdings tem 5,5 mil lojas em dez países e valor de mercado de US$ 5,3 bilhões. Em 2003, a companhia entrou no mercado polonês, por meio da aquisição da Pepco, que contava com 14 lojas no momento do investimento, e, atualmente, possui mais de 3.500 lojas em 17 países do continente europeu, tornando-se líder no segmento de discount retail (loja de descontos, em português) na região e com valor de mercado de US$ 6,5 bilhões na bolsa de valores de Varsóvia.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.