Vendas do varejo no Natal crescem 11%

29.12.2021 - Redação Jornal Exclusivo

As vendas do varejo no Natal cresceram 11,1% em relação a igual período do ano passado, de acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), informou a empresa de meios de pagamento na segunda-feira (27). A alta foi impulsionada pelo varejo on-line, que avançou 38,6% enquanto nas lojas físicas houve crescimento de 8,8%.

O tíquete médio registrado nas lojas de rua foi de R$ 100 contra R$ 104 do ano passado.

Segundo o levantamento, os setores com os melhores desempenhos no período foram: Turismo e Transporte (73%), Livrarias, Papelarias e Afins (15,9%), Vestuário e Artigos Esportivos (13,3%), Óticas e Joalherias (8,2%) e Cosméticos e Higiene Pessoal (7,9%). A região Sul registrou a maior alta nas vendas, com 9,6% de crescimento, enquanto na região Nordeste o aumento foi de 6%.

O ICVA apurada dados junto a 1,3 milhão de varejistas do País credenciados pela Cielo e distribuídos por 18 setores. A apuração das vendas de Natal leva em consideração o período de 19 a 25 de dezembro.

Shopping Centers

Tendo como base o ICVA, a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) aponta que as vendas de Natal nos shopping centers do País movimentaram o equivalente a R$ 5,3 bilhões, o que representou um crescimento de 10,7% em comparação com o mesmo período de 2020. O tíquete médio foi de R$ 189 contra R$ 197 do ano passado.

Já, a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) registra um aumento real de 10% nas vendas de lojistas de shopping em relação ao ano passado, mas ainda está distante de alcançar o patamar de 2019. Segundo a entidade, cerca de 123,7 milhões de consumidores foram às compras nesta época natalina. Estima-se que as vendas dentro dos centros de compras tenham somado R$ 204 bilhões, o que representa um crescimento de 58% em relação a 2020, época em que os empreendimentos estavam afetados pela pandemia, com restrições de público. Se comparado ao faturamento de 2019, porém, é prevista uma redução de 3,5% das vendas.

Black Friday

 A apresentação do ICVA vem após a divulgação de números no final de novembro pela Cielo sobre o varejo nacional no período da Black Friday. Na ocasião, o indicador ICVA apurou alta de 6,9% nas vendas sobre um ano antes. Mas na comparação com 2019, o faturamento recuou 3,8%.

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