Quase 90% utilizam o WhatsApp para comprar

30.11.2021 - Michel Pozzebon | Jornal Exclusivo

Foto: Arquivo/GES
Aplicativo de mensagens tem mais de 180 milhões de contas entre os usuários brasileiros
O WhatsApp tem se popularizado como uma das ferramentas de atendimento e vendas mais usadas em todo o mundo. No Brasil, sua utilização é tão forte que o aplicativo de mensageria se tornou a escolha de grande parte de consumidores na hora de efetuar uma compra, como aponta uma pesquisa da multinacional irlandesa de consultoria de gestão, tecnologia da informação e outsourcing Accenture.

No País, o App está instalado em 99% dos celulares e tem mais de 130 milhões de contas, sendo que 88% destes usuários o utilizam para comprar.

Experiência

"O aumento da utilização do WhatsApp está criando experiência personalizada, pois o cliente interage antes da decisão de compra", aponta Anderson Tomaszewski, gerente de vendas da empresa porto-alegrense de CRM (Customer Relationship Management ou gestão de relacionamento com o cliente) Oto.

Contudo, segundo Tomaszewski, cerca de 90% do varejo brasileiro acontece na loja física. "E o aplicativo fica no meio desta jornada, entre o físico e o on-line. Os canais não se substituem, eles se somam", completa.

Ainda de acordo com o levantamento da Accenture, além das compras de produtos e serviços, 80% dos brasileiros estão utilizando o WhatsApp para se comunicar. Os objetivos para realizar essa comunicação via plataforma de mensageria envolvem, sobretudo, a busca por informações e suporte técnico.

Ferramenta de venda

Inicialmente utilizando o WhatsApp como uma ferramenta de atendimento, hoje a Kinei, rede de Estância Velha/RS e com um e-commerce e 17 lojas de calçados e confecções em cinco cidades gaúchas, implementou em seu sistema formas de agregar vendas, pagamentos e informações sobre ofertas a partir do aplicativo.

"O WhatsApp é uma ferramenta de comunicação importante nos dias de hoje, ela diminuiu consideravelmente a distância entre o consumidor e a loja, pois é utilizado por praticamente todos nossos clientes, agregando velocidade e praticidade", conta a diretora da empresa, Lusimeri Reis.

A gestora acrescenta que a utilização do app foi uma quebra de paradigma. "Antes não era comum que nossas vendedoras usassem celulares durante o horário de atendimento", comenta.

Segundo ela, atualmente as lojas da Kinei usam todos os recursos disponíveis do aplicativo, enviando fotos de produtos para venda direta, efetuando pagamentos, envio de link com sacola de produtos e acesso a página do consumidor, possibilitando ao cliente finalizar a compra direta no sistema da loja.

Vitrine

 Na Katy Calçados, rede de Novo Hamburgo/RS com seis lojas físicas e um e-commerce, o WhatsApp tem facilitado a comunicação. “Por meio dele, podemos enviar fotos e vídeos de produtos aos nossos clientes. Quando a comunicação é mais fácil, a venda fica facilitada”, aponta o diretor da empresa, Luis Paulo Kayser, ao explicar ainda, que utiliza o status do aplicativo como uma espécie de vitrine virtual. “Postamos fotos e vídeos dos lançamentos. Todo o dia a gente posta uma promoção por ali”, completa.

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