Calçados estão entre os produtos mais desejados na Black Friday

22.11.2021 - Michel Pozzebon | Jornal Exclusivo

Foto: Adobe Stock
Nas listas de compras dos brasileiros na Black Friday, os calçados aparecem com 32% das intenções, ficando atrás somente de eletrodomésticos e eletroportáteis (50%)
O segmento de moda, calçados e acessórios está entre as categorias que lideram nas intenções de compras dos brasileiros na Black Friday 2021 – evento que promove uma série de descontos em produtos de diversas lojas do Brasil e do mundo, e que ocorre nesta sexta-feira (26). A informação é de uma pesquisa nacional da startup de cupons de desconto Méliuz (Belo Horizonte/MG).

Nas listas de compras dos brasileiros na Black Friday, os calçados aparecem com 32% das intenções, ficando atrás somente de eletrodomésticos e eletroportáteis (50%).

A Black Friday e a Cyber Monday – evento de descontos exclusivamente on-line, ocorre na segunda-feira posterior ao Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos – do ano passado movimentaram juntas R$ 7,72 bilhões no País, de acordo com os dados da plataforma de opinião de consumidores Ebit Nielsen (São Paulo/SP), um aumento de 27,7% em relação a 2019. Por conta da pandemia, o e-commerce teve uma força muito grande e deve permanecer assim neste ano, especialmente em função da mudança de comportamento dos consumidores, que tiveram que se digitalizar rapidamente. "Por outro lado, com o avanço da vacinação e o reaquecimento do varejo físico, o ambiente digital também deve desempenhar outro papel, auxiliando nas vendas presenciais. Neste ano, o consumidor deve buscar pela experiência das lojas físicas, contudo, sua jornada de compra deve iniciar no on-line, principalmente por meio das pesquisas e das ações digitais das marcas", afirma o diretor do segmento de calçados da empresa especializada em tecnologia para o varejo Linx (São Paulo/SP), Rafael Reolon.

Preparados para vender calçados

Trabalhando com uma média de expedição/mês de 15 mil itens, a B2 Online (Belo Horizonte/MG), loja de tênis e materiais esportivos presente em todos os marketplaces do Brasil, começa a se preparar para a Black Friday sempre pensando em atender, pelo menos, o dobro de pedidos. "É importante se preparar bem, porque realmente o volume dobra. Sempre investimos na parte estrutural e em sistemas de contingência (sempre com um computador a mais para se der algum problema já ter outro), equipes de plantão, com rodízios e horários estendidos para a Black Friday, e uma força tarefa 24 horas por dia na última semana”, explica o gerente comercial da empresa, Henrique Mesquita.

Para a Black Friday 2021, a Calçados Bibi (Parobé/RS), fabricante calçadista que possui uma rede de lojas franqueadas com forte atuação on-line – vem trabalhando com marketplaces desde maio de 2020 –, aposta no atendimento diferenciado e em produtos de giro rápido. "Neste ano estamos fazendo um trabalho com produtos mais específicos, para buscar um giro ainda maior", destaca o gestor de marketplace da companhia, Jeonã Silva. Segundo ele, a empresa tem investido em ferramentas para otimizar todo o trabalho de criação de anúncios e de gerenciamento de entregas e trocas. "É fundamental para não deixar o cliente esperando", completa.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.