Fluxo de consumidores em lojas físicas mantém alta em julho, aponta IPV

24.08.2021 - Redação Jornal Exclusivo

O fluxo de consumidores no varejo brasileiro mantém a tendência de alta no comparativo mensal em julho de 2021. É o que mostra o levantamento realizado pelo Índice de Performance do Varejo (IPV), organizado pela venture capital HiPartners Capital & Work em parceria com a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC).

Na comparação com junho de 2021, o fluxo de consumidores aumentou 18,6% nos shopping centers e 11,5% nas lojas físicas. Entre os estabelecimentos localizados exclusivamente nos centros de compras, o crescimento foi de 11,3%, enquanto as lojas de rua subiram 5,5%.

Em relação a julho de 2020, já em meio à pandemia de Covid-19, o movimento de pessoas em shopping centers cresceu 128,8% e o das lojas físicas, 20,3%. Varejistas cujas lojas estavam dentro dos centros de compra se beneficiaram, visto que o fluxo deste tipo de estabelecimento avançou 73,8%. Em contrapartida, o fluxo nas lojas de rua caiu, recuando 16,8%.

“Essa diferença entre as lojas de rua e as de shopping center evidencia os diferentes momentos de resposta ao novo coronavírus. Ao passo que os estabelecimentos localizados nas ruas conseguiram retomar o atendimento de forma mais rápida, os centros de compra reagiram de forma mais lenta e, agora, demonstram um ritmo inverso e bastante otimista”, explica Flávia Pini, sócia da HiPartners Capital & Work.

Retomada do aumento de fluxo de consumidores

Outros dois fatores contribuem para a retomada do aumento de fluxo de consumidores. O primeiro deles é a própria mobilidade, com os brasileiros voltando a frequentar os estabelecimentos comerciais e o avanço da campanha de vacinação, que eleva a confiança em relação aos centros comerciais – o RRi (Reputation Rating Index) mostra aumento de 9,12 para 9,16 entre julho de 2020 e julho de 2021.

“A partir do índice de fluxo de visitas, apenas três segmentos apresentaram números negativos, Drogarias, Home Centers e Beleza. Os demais segmentos mostraram resultados positivos. Lojas de Departamento e Moda apresentaram números positivos pelo quarto mês consecutivo, considerando a evolução mensal de 2021. Apesar de uma melhora no quadro geral de fluxo de visitas em lojas, ainda notamos uma instabilidade entre os diversos segmentos de varejo", explica Eduardo Terra, presidente da SBVC.

Pedro Paulo Silveira, economista-chefe da Nova Futura Investimentos, acredita que o varejo deve seguir um caminho de alta nos próximos meses, retornando aos poucos ao nível pré-pandemia. “Tanto os indicadores de fluxo de visitantes quanto os de vendas estão em um cenário de alta em 2021, mesmo com a pandemia impactando o setor. Isso mostra uma maturidade dos varejistas diante deste cenário adverso e, principalmente, uma perspectiva de retomada econômica diante da queda do número de casos.”

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.