Vendas totais do Magalu somam R$ 13,7 bilhões no segundo trimestre

13.08.2021 - Redação Jornal Exclusivo

Foto: Magalu/Divulgação
Centro de distribuição do Magalu, no Rio de Janeiro/RJ
O Magalu (Franca/SP), maior plataforma digital do varejo brasileiro, informou, nesta quinta-feira (12), à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) os resultados financeiros do segundo trimestre de 2021. As vendas totais atingiram R$ 13,7 bilhões no período, um aumento de 60% na comparação anual. Esse crescimento ocorre sobre uma base que já vinha em forte expansão: 49% no ano anterior. No acumulado de dois anos, portanto, o crescimento das vendas totais do Magalu foi de 139% no segundo trimestre. O lucro líquido ajustado foi de R$ 89 milhões. O EBITDA Ajustado avançou 209%, atingindo R$ 455 milhões. E a posição de caixa ajustado foi de R$ 6,1 bilhões (R$ 10 bilhões, quando se considera os recursos captados no follow-on realizado em julho).

"Continuamos a crescer exponencialmente, de maneira rentável e sustentável", destaca o CEO da companhia, Frederico Trajano. "A foto deste trimestre é excepcional. Mas o filme dos dois últimos anos é ainda melhor."

E-commerce

Mais uma vez, o e-commerce foi um dos destaques. As vendas on-line do Magalu atingiram R$ 9,8 bilhões, um acréscimo de 46% sobre o mesmo período do ano anterior. Considerando o segundo trimestre dos dois últimos anos – de forma a eliminar parte das distorções provocadas pelo ineditismo da pandemia em 2020 –, as vendas pelos canais digitais do Magalu cresceram 313%, ou seja, mais que quadruplicaram. Com o resultado, o e-commerce atingiu 72% das vendas totais da companhia. Com a incorporação recorde de 23 mil novos sellers entre abril e junho, o marketplace do Magalu atingiu R$ 3 bilhões em vendas no período – um crescimento de 63% na comparação anual. As vendas do 1P (estoques próprios) aceleraram 40%.

Lojas físicas

Apesar de 32% das lojas físicas terem permanecido fechadas em abril, devido à necessidade do distanciamento social, as vendas presenciais atingiram R$ 4 bilhões. Trata-se de um aumento de 112% sobre o mesmo trimestre de 2020, e de 16% sobre o mesmo período de 2019, quando ainda não havia a pandemia.

Logística

 Pela primeira vez na história, o Magalu divulgou um guidance operacional, que dá a medida dos investimentos que serão feitos em logística nos próximos anos. Em 2023, a companhia terá 2 milhões de metros quadrados de áreas de armazenagem, com 450 hubs logísticos e centros de distribuição, além de 1.680 lojas físicas. Na comparação com 2019, significa mais que triplicar a estrutura logística. Os investimentos serão suportados pela captação de cerca de R$ 4 bilhões realizada no follow-on de final de julho.

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