Estudo aponta que 20 milhões de brasileiros descobriram o e-commerce na pandemia

29.03.2021 - Redação Jornal Exclusivo

Em meio às medidas de distanciamento que limitaram o funcionamento das lojas físicas, o e-commerce brasileiro cresceu 68%, faturando bilhões durante a pandemia. Compras feitas por meio de dispositivos móveis, como celulares, são maioria. Dados coletados por estudo da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) mostram que o comércio eletrônico teve um grande impulso durante 2020, com mais de 20 milhões de brasileiros realizando a sua primeira compra em lojas on-line durante o ano passado.

No total, o setor cresceu 68%, alcançando um faturamento de R$ 126,3 bilhões com 300 milhões de pedidos realizados. Ainda que o comércio eletrônico tenha demonstrado grande potencial para expansão na última década, o ano de 2020 superou até mesmo as mais otimistas expectativas, segundo especialistas do mercado.

Rodrigo Bandeira, vice-presidente da ABComm, explica, ainda, como a pandemia pode ter impulsionado o crescimento do setor: “O comércio eletrônico vem crescendo no Brasil nos últimos 10, 15 anos, independentemente de governo ou crise; mas os números de 2020 são bastante expressivos, e mostram o papel importante que o e-commerce teve para o distanciamento social”, salienta.

Compras pelo celular

Dados também apontam que celulares foram as plataformas mais utilizadas nas compras, respondendo por 82% das transações, enquanto computadores, apenas 25%.

Oferta e demanda

Ainda segundo dados da ABComm, houve um aumento médio de 400% no número de novos e-commerces no Brasil durante o período da pandemia. Além disso, números indicam que mais de 100 mil lojas adotaram o e-commerce como maneira de impulsionar suas vendas, sobretudo no ramo da moda, alimentos e serviços.

Moda

O setor de moda, por exemplo, cresceu 18,38%, figurando como uma das seis categorias de produtos com maior crescimento durante o período analisado. Esse momento surgiu como oportunidade também para que lojas de nicho ganhassem mais espaço.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.