Inovação ajuda 81% dos empresários a identificar novos clientes

20.01.2021 - Redação Jornal Exclusivo

Conquistar novos clientes está entre os principais anseios dos empreendedores. Ter um público fiel à sua marca permite que as empresas tenham melhor desempenho e sejam mais competitivas. Alcançar esse sonho é possível e foi conquistado por 81% dos empreendedores que participaram do programa Agentes Locais de Inovação (ALI), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), desenvolvido em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ).

Uma pesquisa de satisfação foi realizada com empresários que concluíram o ciclo do programa e demonstrou ainda que, além da inovação, 2/3 desses donos de pequenos negócios conseguiram reduzir os custos da empresa em até 20%. “Esses resultados são reflexo de um dos principais objetivos do programa que é fazer com que o empresário entenda os anseios dos seus clientes”, pontuou o gestor de Projetos de Inovação do Sebrae Nacional, Marcus Vinicius Bezerra.

ALI

Os Agentes Locais de Inovação (ALIs) são bolsistas do CNPq, graduados, selecionados e capacitados pelo Sebrae para atuar nas micro ou pequenas empresas de comércio ou serviços, com o objetivo de promover a inovação para reduzir os custos e/ou aumentar o faturamento, a partir da instrumentalização e experimentação de ferramentas ágeis e do compartilhamento de experiências entre os empresários.

Em 2010, com a parceria do CNPq, o Programa ALI passou a ter abrangência nacional e foi consolidado como diferencial na estratégia de competitividade dos pequenos negócios. Ao longo desse período, o ALI implementou mais de 8 mil bolsas e acompanhou mais de 300 mil pequenos negócios.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.