Varejo 4.0: dicas para potencializar as vendas

07.12.2020 - Redação Jornal Exclusivo

Poucos segmentos de mercado são tão disputados e passíveis de mudança quanto o varejo, principalmente em relação ao comportamento do consumidor. E para se manter relevante, é preciso se adaptar. Pensando nisso, grandes marcas nacionais e internacionais estão apostando na fusão do varejo físico com o digital para garantir uma maior lembrança de marca durante todo o processo de decisão de compra do cliente.

Neste sentido, nasceu a estratégia omnichannel, que significa “multicanal”. Mas o termo não se refere apenas a integração entre on-line e off-line, e sim as oportunidades que surgem a partir do mundo digital. O objetivo da fusão é aumentar os touch points, ou seja, os pontos de contato entre empresa e consumidor. Entretanto, se engana quem pensa que basta estar presente em múltiplas plataformas para ser considerado omnichannel. Usar e otimizar diversos canais de marketing exige planejamento, treinamento profissional e acompanhamento de resultados.

“Existe um motivo para você querer estar presente em todas as plataformas, não é simplesmente estar por estar, mas sim por uma estratégia focada em fomentar acessos a outro canal”, explica Cezar Lima, sócio fundador da agência de marketing Stardust Digital (Curitiba/PR). “Quando você cria uma campanha de pesquisa no Google, por exemplo, você depende da vontade do usuário em realizar aquela busca específica. Para ativar o desejo inconsciente de compra do consumidor, é preciso estar presente no dia a dia dele, seja em um outdoor, em uma revista ou nas redes sociais”, acrescenta Lima.

Experiência do cliente

Nessa estratégia, não só os canais são integrados, mas a experiência do cliente é integrada aos canais. “É um ótimo jeito de mostrar que sua marca é confiável e está pronta para atender todas as demandas do consumidor, até mesmo aquelas que ele nem imaginou que tinha”, aponta o especialista. Segundo Lima, uma estratégia omnichannel de sucesso exige complementariedade entre técnica e criatividade. “Seja qual for o segmento da sua empesa, o melhor a se fazer sempre é buscar uma agência de comunicação com conhecimento multicanal e atuação de ponta a ponta para colocar o planejamento em prática”, completa.

Dicas importantes na hora de adotar uma estratégia de varejo 4.0:

1. Analise seu negócio e decida quais canais atendem melhor os seus objetivos.

Administrar vários canais de venda requer muito trabalho e dedicação. Por isso, antes de traçar sua estratégia, foque em três perguntas básicas: Onde estão os seus clientes? Como você pode chegar até eles? Quanto tempo e recurso você dispõe para atingir o objetivo final?

2. Integre todos os seus canais, mas dê uma atenção especial para cada um deles.

Embora todos os canais precisem estar integrados, é importante lembrar que cada um tem suas peculiaridades e precisa ser administrado como um elemento essencial da sua estratégia de venda. Após analisar seu negócio e decidir quais canais irá trabalhar, elenque prioridades.

3. Garanta um SAC consistente e de qualidade em todos os seus canais de venda.

O omnichannel é baseado na experiência de compra do consumidor, por isso é fundamental ter um bom SAC em todos os seus canais de venda.

4. Aproveite a tecnologia.

Lembre-se que o varejo 4.0 surge das oportunidades que o mundo digital oferece, então use a tecnologia a seu favor, como estratégias SEO e QR Codes.

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