Como será o fim do ano para os varejistas?

19.11.2020 -

Embora a pandemia tenha causado um aumento nas compras on-line, uma nova pesquisa da Oracle Retail mostra que muitos clientes estão prontos para voltar às lojas neste fim de ano. Quatorze por cento dos compradores pesquisados planejam fazer a maior parte de suas compras na loja, com 47% planejando dividir as compras on-line e físicas. Outros 9% planejam retirar suas compras no estacionamento (drive-thru). Apesar do ano desafiador, 43% dos consumidores esperam gastar o mesmo ou mais nas compras de Natal do que no ano passado.

Os clientes, no entanto, não querem lidar com o incômodo das devoluções. Enquanto no ano passado 87% dos consumidores da América Latina planejavam fazer pelo menos uma volta, neste ano esse número caiu para apenas 45% para o Brasil.

"Com os clientes comprando on-line e na loja física, e aproveitando as novas opções de recuperação, como retirada na calçada, os varejistas terão que usar todos as suas armas para atender às expectativas do cliente em um ambiente já difícil", afirma Mike Webster, vice-presidente sênior e gerente geral da Oracle Retail.

PESQUISA

A pesquisa entrevistou 510 consumidores no Brasil, junto com milhares de outros nos Estados Unidos, Austrália, China, México, Itália, França, Alemanha e Emirados Árabes Unidos em setembro de 2020 sobre seus hábitos e planos de compras durante a pandemia do Covid-19 para as festas de fim de ano.

 

Lista de presentes

Com as viagens limitadas e o desejo de evitar devoluções, não foi surpresa ver os vale-presentes como um das três principais opções de Natal neste ano. Aqui está o que os consumidores disseram que planejam gastar mais neste ano:

57% - vestuário e necessidades;

42% - eletrônicos;

24% - cartões-presente;

14% - artigos esportivos/hobbies;

9% - artigos de luxo (bolsas, moda e joias)

Sem estoque, sem sorte

35% dos entrevistados disseram que mercadorias fora de estoque e

56% que funcionários despreparados estavam no topo da lista do que poderia causar uma experiência de compra ruim.

75% disseram que não gostariam de esperar que um item voltasse ao estoque antes de tentar outra marca.


A opinião de quem consome

12% dos compradores se sentem mais seguros em um shopping interno; 27% em estabelecimentos comerciais ao ar livre; e 61% estavam satisfeitos com as precauções de segurança adequadas;

92% disseram que era importante ver funcionários e outros clientes usando máscaras;

94% disseram que era importante ver os esforços de limpeza visíveis;

74% dos compradores observaram que o check-out sem contato era importante;

86% apontaram os níveis de ocupação reduzidos nas lojas como chave;

35% dos compradores também disseram que a falta de distanciamento social faria com que tivessem uma experiência de compra ruim.

 

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